Gold Coast

Medina espetacular

Com duas notas acima de 9 pontos, Gabriel Medina estabelece novos recordes no Pro Gold Coast e supera Mateus Herdy em duelo de campeões mundiais.

Gabriel Medina leva a melhor sobre Mateus Herdy, atual campeão mundial Pro Junior.

No esperado encontro entre dois brasileiros campeões mundiais da WSL, deu Gabriel Medina, e de forma espetacular. Com outra excelente performance em Duranbah, Medina levou a melhor diante do promissor Mateus Herdy, que disputava a etapa como convidado do patrocinador por ter conquistado o título Junior da WSL.

Clique aqui para ver as fotos

O confronto começou devagar, com Medina insistindo sem sucesso nos aéreos de frontside.

Quando começou a surfar para a direita, o bicampeão mundial da WSL passou a comandar as ações. Medina também acertou um alley oop para esquerda e arrancou 7.83 dos juízes, mas foi novamente de backside que ele disparou de vez na liderança ao obter 9.33.

Não satisfeito, Medina foi para a esquerda nos minutos finais e quebrou seu próprio recorde ao acertar um voo muito alto, completar um aéreo rodando na sequência e finalizar na junção chutando a rabeta. Os juízes deram 9.80 ao atleta, que alcançou a marca de 19.13 pontos em 20 possíveis.

Herdy também teve uma boa performance, mas sem apresentar a mesma pressão nas manobras que o adversário, somando 5.50 e 6.73.

“Eu sempre começo o ano devagar e estou tentando melhorar isso a cada ano”, diz Medina. “Cheguei super focado e espero ir muito bem na Austrália. Me sinto bem por ter surfado duas boas ondas e foi uma bateria muito divertido contra o Mateus. Tenho certeza que vou vê-lo no Tour um dia”, complementa o atual campeão mundial.

Na próxima bateria, Gabriel Medina desafia outro compatriota, dessa vez Yago Dora, que derrotou o francês Joan Duru com aéreo rodando sensacional nos minutos finais.

Yago travou uma disputa muito acirrada com Duru, que chegou aos minutos finais liderando com 7.00 e 7.57, contra 7.67 e 6.53 do brasileiro. Uma esquerda salvadora surgiu em Dbah e Yago não hesitou em mandar um aéreo com rotação completa de frontside, arrancando 7.97 dos juízes e frustrando as pretensões do francês.

Yago Dora vira bateria nos minutos finais e enfrenta Medina nas oitavas.

Ao todo, cinco brasileiros estão garantidos nas oitavas de final. No primeiro confronto do dia, Filipe Toledo conseguiu uma vitória dramática diante do australiano Soli Bailey.

Depois das vitórias de Gabriel Medina e Yago Dora, Italo Ferreira ditou o ritmo com uma atuação expressiva contra o neozelandês Ricardo Christie.

Elétrico no outside, Italo comandou as ações do início ao fim, somando 8.43 e 8.10 nas duas melhores ondas, dando-se ao luxo de descartar 8.00, 7.33 e 7.93, dentre outras notas.

Ricardo, por sua vezes, recebeu 7.10 e 6.00, pontuações inferiores às notas descartadas pelo brasileiro.

O confronto seguinte foi 100% brasileiro com Willian Cardoso duelando com Michael Rodrigues. Melhor para Willian, que começou na frente com 6.50 e 6.00, ampliando ainda mais a vantagem ao descolar 6.97. Michael lutou bastante pela classificação, mas as notas 5.83 e 6.30 não foram suficientes para impedir a vitória de Willian.

Finalizando a terceira fase, Deivid Silva se deu mal diante do polinésio Michel Bourez, que saiu na frente com 5.33 e 5.63 logo nas duas primeiras ondas. Deivid fez 4.33 e 5.37, mas não conseguiu obter 5.60 para virar o placar.

Também classificado de forma dramática, Filipe Toledo enfrenta John John Florence.

Expectativa para Snapper

A previsão é de que as ondas diminuam no próximo dia da janela de espera e um novo swell de leste encoste na manhã do domingo na Austrália (noite de sábado no Brasil), com vento terral cedo, mas virando para um leve maral ainda durante a manhã e soprando moderadamente à tarde. Existe uma boa possibilidade de a prova ser finalizada em Snapper Rocks, onde está o palanque principal do Pro Gold Coast.

O swell perde um pouco de força na segunda (noite de domingo no Brasil), quando o vento maral deve atuar de forma moderada durante todo o dia.

A tendência é de que o swell diminua gradativamente nos dias seguintes.

Uma nova chamada acontece nesta sexta-feira (5), às 17:30 horas (de Brasília).

Oitavas de final

1 Filipe Toledo (BRA) x John John Florence (HAV)
2 Kanoa Igarashi (JAP) X Conner Coffin (EUA)
3 Reef Heazlewood (AUS) x Seth Moniz (HAV)
4 Kolohe Andino (EUA) x Owen Wright (AUS)
5 Gabriel Medina (BRA) x Yago Dora (BRA)
6 Jordy Smith (AFR) x Mikey Wright (AUS)
7 Italo Ferreira (BRA) x Willian Cardoso (BRA)
8 Wade Carmichael (AUS) x Michel Bourez (PLF)

Exit mobile version