Uma ondulação de leste com pequena influência de sul-sudeste marcha em direção à costa australiana e as finais do Pro Gold Coast podem acontecer num cenário diferente, provavelmente no domingo na Austrália, caso os fundos de areia do Superbank apresentem condições adequadas.
Em vídeo produzido pela WSL, o lendário local Wayne “Rabbit” Bartholomew revelou que, para os bancos de areia funcionarem, seriam necessários de sete a 10 dias de ondulações de sul ou sudeste.
Antes da prova, autoridades municipais bombearam 30 mil litros cúbicos de areia em Froggies (o topo do Superbank), mas não houve a combinação correta de vento / ondulação para empurrá-lo ao virar na curva.
De acordo com a previsão, o swell do domingo deve quebrar com ondas um pouco acima de 1 metro, com 13 segundos de período. A direção é de leste, que também é ideal para Snapper Rocks (funciona melhor de leste-nordeste a sudeste, com período médio ou alto).
Os ventos tendem a mudar de terral para maral ainda pela manhã, soprando de forma moderada no decorrer do dia, principalmente à tarde.
Já neste sábado (noite de sexta no Brasil), as ondas devem amanhecer um pouco menores, perdendo força lentamente durante o dia. A previsão é de vento terral moderado pela manhã, virando para maral / lateral com intensidade moderada por volta do meio-dia.
Na semana seguinte, a expectativa é de que o swell do domingo perca força gradativamente e os ventos atrapalhem a formação das ondas, principalmente na segunda e terça-feira.
Nenhuma mudança significativa está prevista até o fim da janela de espera (13/4).
Entenda como funciona o Superbank: