Em outra batalha eletrizante, Italo Ferreira bateu Filipe Toledo e garantiu uma histórica final de goofies contra Gabriel Medina no Open J-Bay, etapa sul-africana do Championship Tour.
Desde que a etapa passou a ser válida pelo Championship Tour, em 1984, é a primeira vez que dois goofies disputam uma decisão. E foi justamente em 84 a única vitória de um goofy até hoje, com Mark Occhilupo batendo Hans Hedemann na final.
A disputa entre Italo e Medina também marca a primeira final 100% brasileira nas lendárias direitas de Jeffreys Bay. E a hegemonia verde-amarela no pico está garantida, já que Filipe Toledo vinha de duas vitórias consecutivas na prova.
Filipinho busca o tri, mas parou diante de um também inspirado Italo Ferreira. Como era esperado, o confronto pegou fogo e Italo saiu na frente com 7.67.
Bicampeão da prova, Filipe respondeu forte com 9.00 pontos, mas seu adversário não se intimidou e deu o troco 9.50 depois de espancar uma onda pesada e que proporcionou várias seções críticas.
Depois de esperar pacientemente no outside, Filipinho tentou a virada nos minutos finais, mas não foi feliz na tentativa.
O tempo foi passando e apenas uma onda surgiu no horizonte, muito bem aproveitada por Italo, que finalizou em grande estilo na junção para trocar 7.67 por 8.00 pontos.
Será a sétima vez que Italo Ferreira e Gabriel Medina se enfrentam na elite mundial. Italo tem uma larga vantagem, com cinco vitórias, contra apenas uma de Medina (Teahupoo, em 2018).
Clique aqui para ver ao vivo.