Com quase todos os Tops da elite mundial aproveitando a folga no Bali Protected, a World Surf League mandou para a água os três primeiros confrontos do Red Bull Airbone, disputa especial de aéreos.
Clique aqui para ver mais fotos
Em ondas meio a 1 metro de face em Keramas, apenas dois integrantes da elite mundial marcaram presença: o brasileiro Yago Dora e o australiano Jack Freestone.
Dora não foi bem em sua estreia e somou apenas 2.70. Agora o paranaense criado em Santa Catarina terá uma segunda chance para entrar na zona de classificação. Os seis melhores pontuadores (somando os dois melhores aéreos nas duas baterias disputadas) garantem vaga na final. O melhor aéreo de cada atleta tem pontuação dobrada.
Como os últimos atletas no G-6 também estão com pontuações fracas, Yago segue com boas chances de chegar à final.
O destaque no primeiro dia foi o jovem havaiano Eli Hanneman, de apenas 16 anos, com um aéreo que rendeu 7.17 pontos.
Já o norte-americano Eric Geiselman foi consistente, fazendo 6.00 e 5.33 em seus dois melhores aéreos.
Bali Protected
Um swell mediano com ondas de 1 metro de face está previsto para quebrar na quinta-feira em Keramas (noite de quarta no Brasil). A tendência é de que a WSL possa colocar na água a disputa de aéreos, o Airbone, mas qualquer decisão só será tomada durante a tradicional chamada.
A ondulação tende a perder força no dia seguinte. Porém, outro swell mais intenso é aguardado no fim de semana, diminuindo levemente na segunda-feira.
As ondas devem quebrar em torno de 1,5 metro de face entre sábado e domingo, ficando na casa de 1m e séries pouco maiores na segunda (noite de domingo no Brasil).
O vento maral deve soprar com fraca intensidade durante todos os dias.
A janela de espera vai até o dia 25 deste mês.
Lista dos 6 melhores pontuadores no primeiro dia do Red Bull Airbone (melhor nota é dobrada):
1 Eli Hanneman (HAV) 17.51
2 Eric Geiselman (EUA) 17.33
3 Kalani David (HAV) 14.67
4 Jack Freestone (AUS) 13.89
5 Chippa Wilson (AUS) 10.61
6 I Made Darma Casa (IND) 8.27