O Margaret River Pro não começou bem para o Brasil. Caio Ibelli terminou em último lugar na primeira bateria masculina do evento, e terá que enfrentar a repescagem para seguir na prova. Ezekiel Lau venceu e avançou para o Round 3 com Ian Gentil.
O segundo dia da janela da competição teve início com ondas de 1 metro e séries maiores no Main Break, Oeste da Austrália. O brasileiro tentou entrar numa direita logo no início, mas não conseguiu e ficou com a terceira prioridade. Caio atuou instantes depois, mas a nota foi fraca.
Ian surfou aos três minutos de bateria. O havaiano fez três manobras e anotou 5.67 pontos. Quatro minutos depois foi a vez de Ezekiel entrar em ação. O surfista que também é do Havaí rasgou, depois executou duas batidas em sequência, escalou a espuma e bateu novamente. A atuação valeu 6.10.
Os três voltaram a surfar perto da metade do confronto de 35 minutos. Caio usou a prioridade e foi primeiro. O brazuca fez uma boa rasgada e executou duas batidas fortes, a segunda passando a rabeta por cima do lip. A performance valeu 7.33 pontos. Ezekiel anotou 3.50 e se manteve na segunda posição, e Ian marcou 4.00 para continuar na frente do placar.
Caio pegou a liderança aos 20 minutos. Ele tinha a segunda prioridade, porém atuou quando viu uma chance para melhorar sua situação no confronto. O brasileiro fez duas manobras, colocou 2.77 no somatório e foi pra frente.
Ezekiel usou o direito de escolha de onda e surfou aos 24 minutos. Ele manobrou três vezes com força, colocou 7.60 pontos no placar e foi para a primeira posição. Caio foi para segundo e Ian para terceiro. O havaiano precisava de 4.44 para tirar a vaga do brasileiro.
Ian e Caio atuaram quando faltavam seis minutos para o fim. O brasileiro estava com a segunda prioridade e foi primeiro, mas caiu na segunda manobra. O havaiano escolheu a direita seguinte, que foi melhor. Ele executou uma rasgada e duas batidas fortes. Ian anotou 7.00 pontos e jogou Caio para a última posição, precisando de 5.34 para reverter a situação.
Ezekiel voltou a surfar e confirmou a vitória com mais 8.00 pontos após mais uma atuação expressiva. Caio pegou a prioridade e entrou em ação nos segundos finais. O brasileiro fez um cutback e tentou voar alto, mas errou a manobra e caiu para a repescagem. Ian ainda teve tempo de melhorar sua pontuação com 6.10, que confirmou a segunda posição no duelo.
Margaret River Pro 2023
Round 1 Masculino
1 Ezekiel Lau (HAV) 15.60 x Ian Gentil (HAV) 13.10 x Caio Ibelli (BRA) 10.10
2 Ryan Callinan (AUS) x Samuel Pupo (BRA) x Jacob Willcox (AUS)
3 Griffin Colapinto (EUA) x Nat Young (EUA) x Reef Heazlewood (AUS)
4 Ethan Ewing (AUS) x Jackson Baker (AUS) x Jarvis Earle (AUS)
5 Filipe Toledo (BRA) x Liam O’Brien (AUS) x Jerome Forrest (AUS)
6 João Chianca (BRA) x Kelly Slater (EUA) x Jack Thomas (AUS)
7 John John Florence (HAV) x Seth Moniz (HAV) x Carlos Muñoz (CRI)
8 Yago Dora (BRA) x Kanoa Igarashi (JAP) x Kolohe Andino (EUA)
9 Leonardo Fioravanti (ITA) x Italo Ferreira (BRA) x Jake Marshall (EUA)
10 Gabriel Medina (BRA) x Rio Waida (IDN) x Maxime Huscenot (FRA)
11 Connor O’Leary (AUS) x Jordy Smith (AFR) x Michael Rodrigues (BRA)
12 Matthew McGillivray (AFR) x Callum Robson (AUS) x Barron Mamiya (HAV)
Round 3 Feminino
1 Molly Picklum (AUS) x Courtney Conlogue (EUA)
2 Bettylou Sakura Johnson (HAV) x Bronte Macaulay (AUS)
3 Carissa Moore (HAV) x Sophie McCullch (AUS)
4 Tatiana Weston-Webb (BRA) x Lakey Petrson (EUA)
5 Tyler Wright (AUS) x Johanne Defay (FRA)
6 Gabriela Bryan (HAV) x Stephanie Gilmore (AUS)
7 Caitlin Simmers (EUA) x Sally Fitzgibbons (AUS)
8 Caroline Marks (EUA) x Brisa Hennessy (CRI)