Gabriel Medina é o primeiro semifinalista do Margaret River Pro. O tricampeão mundial venceu Filipe Toledo na abertura das quartas de final do evento australiano e enfrentará João Chianca ou Connor O’Leary na semi.
O dia das finais da quinta etapa do CT 2023 começou com séries espaçadas de 10 a 15 pés de face e vento terral. Medina ficou ativo, enquanto Filipe optou por esperar as melhores ondas, porém não fez boas escolhas e sofreu a quinta derrota para o adversário em duelos entre dois surfistas.
Gabriel Medina começou melhor. O atleta foi o primeiro a atuar, aos quatro minutos, e executou três manobras, uma rasgada forte, outra curta numa seção cheia da onda e uma batida na junção. Ele marcou 6.33 pontos. Filipe surfou na sequência, mas a direita encheu logo depois da primeira manobra. A atuação valeu 2.17.
Medina pegou mais duas ondas antes dos dez minutos iniciais. Na segunda ele fez uma batida e errou o segundo ataque (3.33), e na terceira o brasileiro executou cinco manobras, porém numa direita menor (4.33). A disputa chegou na metade com Filipe necessitando de 8.49 pontos para vencer.
Os dois surfaram ondas ruins, e Medina melhorou seu somatório aos 23 minutos. Ele executou uma batida, um cutback e acertou outra pancada forte numa grande junção. A performance valeu 7.67 pontos e deixou Filipe precisando de 14.00 para chegar nas semifinais. O atual campeão mundial tentou entrar no jogo, mas novamente marcou uma nota baixa.
Aos 26 minutos Filipe conseguiu completar sua primeira onda. Ele rasgou, fez um cutback e acertou a junção. O atual melhor surfista do mundo anotou 4.17 pontos e diminuiu a diferença para 9.83.
Filipe ficou sem a prioridade, mas aproveitou uma onda deixada pelo adversário. O brasileiro quase não completa a primeira rasgada, depois fez um curva sem destaque e errou a batida na junção. A bateria seguiu e Medina fez o uso da prioridade no minuto final. Ele acertou duas batidas fortes, além de uma rasgada (6.10), porém não trocou de nota. Filipe ainda teve mais uma chance, mas após a primeira manobra a direita encheu. Então ele esperou a parede levantar, acelerou e voou, porém caiu na aterrissagem.
Com o resultado Medina chega nas semifinais e amplia a vantagem sobre o adversário. Agora o placar entre os dois está em 5 a 3.
Margaret River Pro 2023
Quartas de final Masculinas
1 Gabriel Medina (BRA) 14.00 x 7.00 Filipe Toledo (BRA)
2 João Chianca (BRA) x Connor O’Leary (AUS)
3 Griffin Colapinto (EUA) x Barron Mamiya (HAV)
4 Ethan Ewing (AUS) x John John Florence (HAV)
Semifinais
1 Gabriel Medina (BRA) x
Semifinais Femininas
1 Bronte Macaulay (AUS) x Carissa Moore (HAV)
2 Tyler Wright (AUS) x Caroline Marks (EUA)