Bali Pro

Medina supera estreia

Gabriel Medina e Willian Cardoso estreiam com vitória no Bali Pro em Keramas.

0
Gabriel Medina avança direto à terceira fase do Bali Pro.

O brasileiro Gabriel Medina garantiu vaga na terceira fase do Bali Pro, quinta etapa do Championship Tour, que começou neste sábado (26), em Keramas, Bali.

Clique aqui para ver as fotos

Na quinta bateria da primeira fase, em ondas já prejudicadas pela maré cheia, Medina superou o catarinense Tomas Hermes e o havaiano Barron Mamiya, wildcard da prova, em uma disputa de pontuações baixas.

A bateria quase foi reiniciada por falta de ondas, mas Tomas acabou entrando em uma onda fraca de 0.50 e deixou a disputa em aberto.

Na sequência, Medina trabalhou bem as manobras de backside para arrancar 3.60 e 2.00 e vencer Mamiya, segundo colocado com 2.17 e 0.80. Tomas foi o terceiro com 1.57 e 0.50 no somatório.

“Foi uma bateria estranha. As baterias estavam boas durante toda a manhã, mas daí a maré mudou e elas simplesmente pararam. Mal conseguimos surfar, mas isso é competição. Eu adoro essa onda, espero que na próxima bateria possa surfá-la um pouco”, comenta Medina.

John John Florence demonstra intimidade com os tubos de Keramas.

A direção de prova colocou os atletas na água logo às 6:30 horas da manhã do horário local. Foi a solução encontrada para fugir do forte vento que costuma estragar as ondas no período da tarde nesta época em Keramas.

As direitas clássicas deram as caras no início do dia, mas os brasileiros foram derrotados nestas condições e agora vão precisar passar pela repescagem em busca de uma vaga na terceira fase.

Na bateria de abertura, disputada em ótimas ondas de até 2 metros, Italo Ferreira acabou derrotado com a maior nota da disputa, 6.43, obtida em uma craca pesada de backside.

O potiguar estava na frente, mas perdeu a liderança quando o australiano Joel Parkinson anotou 5.37 e 5.00 em dois tubos surfados com categoria.

Precisando de apenas 4.37, o brasileiro perdeu a prioridade em uma onda sem potencial e nos últimos minutos ainda tentou a virada, mas conseguiu 4.10, terminando em segundo. O havaiano Keanu Asing foi o terceiro, com 5.17 e 2.00 no placar.

Filipe Toledo fica em segundo e vai disputar a repescagem.

Na terceira bateria, o havaiano John John Florence foi o carrasco dos brasileiros Michael Rodrigues e Miguel Pupo.

O bicampeão mundial demorou para escolher uma onda, mas a estratégia deu certo e Florence acabou somando 8.17 e 7.00 com muita técnica nos tubos, deixando os brasileiros em combinação de notas.

“As ondas estavam bombando. Fiquei assistindo o evento durante toda a manhã e sabia que se esperasse um pouco algumas maiores apareceriam. Então apenas sentei e esperei pela onda que eu queria. Por sorte estava com a prioridade quando aquela grande apareceu e tudo deu certo”, diz John John.

Na bateria seguinte as ondas já começaram a piorar em Keramas e Filipe Toledo ficou em segundo em uma disputa equilibrada contra o norte-americano Conner Coffin.

Enquanto o aussie Mickey Wright arriscou bastante e não conseguiu completar suas ondas, Coffin e Toledo brigaram até o final pela vitória.

Nos últimos minutos, o brasileiro chegou a roubar a liderança com boas rasgadas e nota 4.13. Mas Coffin foi frio na sua última tentativa e conseguiu 4.77 com uma manobra forte na junção, conquistando a vaga no terceiro round.

Willian Cardoso fecha participação brasileira do primeiro dia com vitória.

Já sem os tubos e com as condições bastante deterioradas em Keramas, Ian Gouveia e Jessé Mendes acabaram em último em suas respectivas baterias e também vão disputar a repescagem.

Na última bateria do dia, o catarinense Willian Cardoso somou 7.84 e levou a melhor sobre o português Frederico Morais e o aussie Wade Carmichael.

Ainda faltam estrear os brasileiros Adriano de Souza e Yago Dora, que têm pela frente o havaiano Sebastian Zietz na 12ª bateria da primeira fase.

A previsão indica ondas parecidas para o segundo dia do Bali Pro, neste domingo, no Brasil. Séries de 1,5 metro e vento e maré favoráveis pela manhã.

Uma nova chamada acontece neste domingo (27), às 19:30 horas (de Brasília).

Bali Pro 2018

Primeira fase

1 Joel Parkinson (AUS) 10.37, Italo Ferreira (BRA) 10.10, Keanu Asing (HAV) 7.17
2 Owen Wright (AUS) 14.17, Michael February (AFR) 9.74, Ezekiel Lau (HAV) 9.57
3 John John Florence (HAV) 15.17, Michael Rodrigues (BRA) 8.00, Miguel Pupo (BRA) 4.16
4 Conner Coffin (EUA) 10.94, Filipe Toledo (BRA) 9.46, Mikey Wright (AUS) 5.84
5 Gabriel Medina (BRA) 5.60, Barron Mamiya (HAV) 2.97, Tomas Hermes (BRA) 2.07
6 Julian Wilson (AUS) 11.50, Connor O’Leary (AUS) 6.44, Oney Anwar (IND) 6.27
7 Jeremy Flores (FRA) 8.77, Kolohe Andino (EUA) 8.66, Ian Gouveia (BRA) 2.73
8 Jordy Smith (AFR) 15.10, Joan Duru (FRA) 13.04, Kanoa Igarashi (JPO) 8.33
9 Griffin Colapinto (EUA) 15.07, Adrian Buchan (AUS) 10.83, Jessé Mendes (BRA) 10.40
10 Michel Bourez (TAI) 12.16, Patrick Gudauskas (EUA) 8.57, Matt Wilkinson (AUS) 5.67
11 Willian Cardoso (BRA) 7.84, Frederico Morais (POR) 6.44, Wade Carmichael (AUS) 4.83

Bateria pendente

12 Adriano de Souza (BRA), Sebastian Zietz (HAV), Yago Dora (BRA)