MEO Pro Portugal 2024

Finais acontecem na quarta-feira

Condições para o surfe pioram depois das quartas de final femininas e WSL adia término do MEO Pro Portugal 2024. Próxima chamada acontece nesta quarta-feira (13), às 3h45 (de Brasília).

0
Tatiana Weston-Webb está garantida na semifinal do MEO Pro Portugal 2024.

A WSL pretendia finalizar o MEO Pro Portugal 2024 nesta terça-feira (12), porém as condições para o surfe em Supertubos pioraram após o término das quartas de final das mulheres e a entidade resolveu adiar as finais. Próxima chamada acontece nesta quarta-feira (13), às 3h45 (de Brasília).

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

As atletas competiram nesta terça-feira (12) em ondas de 0,5 metro com séries maiores no pico de Peniche. Duas brasileiras foram pra água e só uma avançou para as semifinais.

Tatiana Weston-Webb venceu a havaiana Bettylou Sakura Johnson na segunda bateria da fase e segue na briga pela bicampeonato na etapa do CT realizada na Europa. A brasileira abriu a disputa com três manobras de frontside aos 5 minutos. Ela perdeu um pouco do equilíbrio no melhor ataque, a rasgada que abriu a performance, mas seguiu na esquerda, fez outra curva e bateu numa espuma pequena. A atleta abriu com 4.50 pontos. Cinco minutos depois a surfista aumentou o nível. Tati espremeu uma esquerda com seis ataques, anotou 7.83 e abriu larga vantagem no placar, já que a adversária tinha 1.50 na soma de suas duas atuações no confronto.

Bettylou diminuiu um pouco a diferença no placar no início do último terço da bateria de 30 minutos. A havaiana surfou uma direita, acertou uma batida e rasgou, porém não completou a manobra. A nota 2.33 pontos deixou a surfista na necessidade de uma nota 10 para conseguir a vaga nas semifinais.

A havaiana passou a se movimentar mais no pico em busca de oportunidades e encontrou uma esquerda a 6 minutos do fim. Tati tinha a prioridade naquele momento. Bettylou executou três batidas, conquistou 5.67 e passou a buscar 6.67 pontos para vencer. Dois minutos depois a surfista voltou voltou a surfar num momento de prioridade da brasileira. Bettylou foi pra direita, pegou um tubo apertado, saiu por baixo do lip e quase conquistou a virada. A nota 6.50 não valeu a primeira posição na disputa, porém diminuiu um pouco mais a diferença no placar (5.84).

A brasileira usou seu direito de escolha para bloquear a adversária no minuto final, executou três batidas de frontside, marcou 6.03 pontos e confirmou a vitória. Próxima adversária é Tyler Wright, australiana que superou a havaiana Gabriela Bryan na abertura do Round. Tatiana venceu o MEO Pro Portugal em 2022.

“Eu estava realmente focada em tentar pegar as melhores ondas e surfar sólido, sem errar manobras”, disse Tatiana Weston-Webb. “Eu sabia que a bateria só acaba quando toca a buzina, então tentei usar minha respiração e minha confiança, para não dar qualquer chance para ela, que estava surfando muito bem aqui neste evento”.

Luana fica em quinto lugar – A outra brasileira do CT caiu na quarta bateria. Luana marcou a maior nota da disputa, porém perdeu para a francesa Johanne Defay e se despediu da prova em quinto lugar.

Johanne dominou o primeiro terço da disputa. A francesa anotou 6.17 com uma atuação de backside que teve duas batidas, e 4.83 pontos com um ataque de frontside. Luana tinha três notas na casa dos 3 pontos no somatório e precisava de 7.53 para vencer.

A brasileira voltou para o jogo aos 12 minutos com duas batidas que valeram 6.83 pontos. A francesa também realizou duas pancadas na esquerda e colocou 6.00 no placar. Luana passou a buscar 5.34 para chegar na semifinal do MEO Pro Portugal 2024.

A bateria chegou no último minuto dos 30 de confronto e as duas surfaram pra esquerda. Luana usou a prioridade, bateu, rasgou e executou outra pancada numa pequena junção. Johanne acertou duas batidas linkadas na onda seguinte da mesma série. O duelo chegou ao fim e as surfistas aguardaram na areia a divulgação das notas. Luana precisava de 5.34, marcou 5.10 e não reverteu o resultado. Johanne também não trocou de nota (4.87), mas avançou no MEO Pro Portugal 2024 para encarar Lakey Peterson na semi, a norte-americana que venceu sua conterrânea Caroline Marks com virada no último minuto.

Medina nas quartas – O outro brasileiro vivo no MEO Pro Portugal 2024 é Gabriel Medina. O tricampeão mundial deu espetáculo nesta segunda-feira (11) e garantiu vaga nas quartas de final. Ele enfrenta o italiano Leonardo Fioravanti.

Previsão das ondas – Para a quarta-feira a previsão indica ondas um pouco maiores do as desta terça. As séries em Supertubos podem chegar aos 6 pés de face e o vento deve soprar fraco de forma lateral.

MEO Pro Portugal 2024

Quartas de final Femininas

1 Tyler Wright (AUS) 12.67 x 11.27 Gabriela Bryan (HAV)

Tatiana Weston-Webb (BRA) 13.86 x 12.17 Bettylou Sakura Johnson (HAV)

3 Lakey Peterson (EUA) 10.67 x 10.50 Caroline Marks (EUA)

4 Johanne Defay (FRA) 12.17 x 11.93 Luana Silva (BRA)

Semifinais

1 Tyler Wright (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA)

2 Lakey Peterson (EUA) x Johanne Defay (FRA)

Quartas de final Masculinas

1 Jake Marshall (EUA) x Crosby Colapinto (EUA)

2 Ethan Ewing (AUS) x amzi Boukhiam (MAR)

Gabriel Medina (BRA) x Leonardo Fioravanti (ITA)

4 Griffin Colapinto (EUA) x Joan Duru (FRA)