Filipe Toledo voltou a vencer Italo Ferreira no MEO Pro Portugal. Os dois se enfrentaram na final do evento de 2015, e voltaram a disputar uma bateria homem a homem na semifinal deste ano. O duelo foi de aéreos. Italo chegou no critério excelente num deles, mas não conseguiu uma segunda nota boa. Filipe voou pra esquerda e pra direita e conquistou a vitória com essas duas decolagens.
Supertubos amanheceu com direitas e esquerdas lisas de meio a 1 metro, formando belas rampas para os brasileiros darem show. Italo colocou grande pressão em Filipe logo aos quatro minutos de bateria. O bicampeão da etapa acelerou numa esquerda, voou alto e aterrissou na base da onda. A nota foi 8.83.
Filipe mostrou algo melhor na bateria depois de três ondas fracas. Ele voou com rotação numa esquerda, mas caiu na manobra seguinte, uma rasgada. A nota foi 6.17 pontos.
Italo tinha uma nota alta e outra fraca, então surfou uma esquerda pequena, mas com parede aberta. Ele soltou três manobras e colocou 3.83 pontos no somatório. Restavam 12 minutos para o fim e Filipe necessitava de 6.50.
As ondas pararam de aparecer por alguns minutos. Filipinho achou uma quando restavam seis minutos para o fim e não perdeu a oportunidade. Ele pegou velocidade na direita e decolou com rotação. A aterrissagem foi perfeita, então ele partiu par a junção e deu uma forte pancada. Os juízes deram 7.50 pontos e ele assumiu a liderança.
Italo ainda tentou outro voou numa esquerda, parecido com o da nota 8.83, mas o impacto na base foi forte e ele não conseguiu ficar em pé na prancha. A bateria terminou com a sexta vitória de Filipe sobre Italo em etapas do CT. O placar do duelo foi 13.67 a 12.66.
MEO Pro Portugal
Semifinais Masculinas
1 Filipe Toledo (BRA) 13.67 x 12.66 Italo Ferreira (BRA)
2 John John Florence (HAV) x Griffin Colapinto (EUA)
Semifinais Femininas
1 Lakey Peterson (EUA) 12.34 x 12.00 Stephanie Gilmore (AUS)
2 Tatiana Weston-Webb (BRA) 10.76 x 10.17 Carissa Moore (HAV)
Final
Lakey Peterson (EUA) x Tatiana Weston-Webb