O Brasil está na final feminina do MEO Pro Portugal. A campeã e a vice da temporada passada competiram na segunda semi feminina, e Tatiana Weston-Webb devolveu a derrota sofrida no WSL Finals, em Trestles, quando Carissa Moore conquistou seu quinto título mundial.
Supertubos amanheceu com ondas de meio a 1 metro, e a havaiana começou melhor. Tati surfou duas ondas fracas, enquanto Carissa arrancou 4.33 e 3.00 pontos. Mas a brasileira entrou no ritmo da disputa.
Restando 19 minutos para o término, ela soltou três manobras numa esquerda pequena, e conquistou 3.93 pontos. Dois minutos depois a brasileira fez um ataque vertical numa direita, e com três batidas anotou 6.83, abrindo vantagem para a havaiana.
Carissa tentou dar o troco com uma esquerda pequena, e com três movimentos anotou 5.00 pontos. Na necessidade de 5.77, a havaiana fez outra tentativa quando restavam 11 minutos para o fim. Ela executou duas batidas em sequência numa esquerda que não era da série, e diminuiu a distância com 5.17.
Tatiana teve a chance de trocar os 3.93 no início do último terço da bateria, mas ela caiu na segunda batida de frontside. Carissa seguia tentando, mas não encontrava ondas para mais de uma manobra. Na melhor oportunidade que teve, a havaiana errou o segundo movimento e recebeu 4.87, quando precisava de 5.60.
Final de bateria e vitória de Tatiana pelo placar de 10.76 a 10.17. A adversária na final será a norte-americana Lakey Peterson, que venceu nos instantes finais a primeira semi, disputada contra a australiana Stephanie Gilmore.
MEO Pro Portugal
Semifinais Femininas
1 Lakey Peterson (EUA) 12.34 x 12.00 Stephanie Gilmore (AUS)
2 Tatiana Weston-Webb (BRA) 10.76 x 10.17 Carissa Moore (HAV)
Final
Lakey Peterson (EUA) x Tatiana Weston-Webb
Semifinais Masculinas
1 Italo Ferreira (BRA) x Filipe Toledo (BRA)
2 John John Florence (HAV) x Griffin Colapinto (EUA)