As cartas estão na mesa. A WSL divulgou as baterias da primeira fase do Open J-Bay, nona e penúltima etapa da fase classificatória do CT 2023. A competição acontece nas direitas clássicas de Jeffreys Bay, África do Sul, a partir da madrugada da próxima quinta-feira (13). A primeira chamada acontece às 2h (de Brasília).
No total sete brasileiros participam do evento. Tatiana Weston-Webb defenderá o título da etapa. Em 2022 ela superou a australiana Tyler Wright na decisão. A brazuca está escalada para a terceira bateria feminina, contra a própria Tyler e a francesa Johanne Defay. Já classificada para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, Tati agora luta para entrar no grupo das cinco melhores do ranking que lutarão pelo título mundial em setembro nas ondas de Trestles, Califórnia (EUA). Atualmente ela ocupa a oitava posição no ranking.
O atual vencedor do Open J-bay é Ethan Ewing. O australiano venceu seu conterrâneo Jack Robinson na final do evento de 2022. Ethan encara o indonésio Rio Waida e Caio Ibelli na estreia da edição 2023 da etapa.
Os melhores brasileiros em 2022 foram Samuel Pupo e Yago Dora. Os dois só pararam nas semifinais e terminaram na terceira posição. Samuel foi cortado da elite no meio desta temporada e Yago vai pra África do Sul após vencer pela primeira vez entre os melhores do mundo, em Saquarema. Os primeiros adversários de Yago no Open J-Bay 2023 são o australiano Connor O’Leary e o havaiano Ian Gentil.
Além de Tatiana, Caio e Yago, o Brasil também conta com João Chianca, Filipe Toledo, Italo Ferreira e Gabriel Medina na África do Sul. Os convidados para a etapa são Sarah Baum (8ª) e Adin Masencamp (17º), os melhores sul-africanos no atual ranking do circuito Challenger Series.
Open J-Bay 2023
Round 1 Feminino
1 Molly Picklum (AUS) x Caitlin Simmers (EUA) x Gabriela Bryan (HAV)
2 Carissa Moore (HAV) x Lakey Peterson (EUA) x Sarah Baum (AFR)
3 Tyler Wright (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA) x Johanne Defay (FRA)
4 Caroline Marks (EUA) x Stephanie Gilmore (AUS) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)
Round 1 Masculino
1 João Chianca (BRA) x Barron Mamiya (HAV) x Seth Moniz (HAV)
2 Ethan Ewing (AUS) x Caio Ibelli (BRA) x Rio Waida (IND)
3 Griffin Colapinto (EUA) x Liam O’Brien (AUS) x Kelly Slater (EUA)
4 Filipe Toledo (BRA) x Kanoa Igarashi (JPN) x Adin Masencamp (AFR)
5 Yago Dora (BRA) x Connor O’Leary (AUS) x Ian Gentil (HAV)
6 John John Florence (HAV) x Italo Ferreira (BRA) x Callum Robson (AUS)
7 Gabriel Medina (BRA) x Ryan Callinan (AUS) x Matthew McGillivray (AFR)
8 Jack Robinson (AUS) x Leonardo Fioravanti (ITA) x Jordy Smith (AFR)