O terceiro e último dia do Open J-Bay não começou bem para o Brasil. Jack Robinson ficou mais ativo na primeira bateria das quartas de final, surfou as melhores ondas que entraram durante dos 35 minutos do duelo, e venceu Samuel Pupo. O brasileiro se despediu da etapa com a quinta posição.
O pico sul-africano de Jeffreys Bay amanheceu nesta sexta-feira (15) com ondas de 1,5 a 2 metros, com algumas seções um pouco balançadas.
As três primeiras notas da bateria foram baixas, então Jack achou uma boa em sua terceira tentativa, aos nove minutos. O aussie fez um cutback alongado, surfou um tubo rápido, fez uma rasgada, passou por dentro de outro canudo, que também teve pouco tempo de duração, e rasgou e bateu. A nota foi 7.00 pontos.
Aos 18 minutos o brasileiro surfou sua segunda onda no confronto. Ele fez três rasgadas e um layback para anotar 4.83 pontos. Ele passou a necessitar de 6.51 para vencer, porém o australiano aumentou a diferença logo depois. Jack voltou a atuar um minuto após a atuação do brasileiro. Ele começou acelerando, bateu para ganhar uma seção, executou uma rasgada alongada e a onda encheu. Logo depois a direita armou novamente e ele fez uma batida. A performance valeu 5.83.
Samuel segurou a prioridade durante longos minutos, aguardando uma onda realmente boa, pois precisava de uma nota no critério excelente (8.00) para reverter o resultado. O brasileiro pegou uma direita da série quando restavam dois minutos para o fim. Ele acelerou e tentou um alley oop, mas a prancha saiu dos pés durante o voo e ele caiu.
Samuel pegou outra onda nos segundos finais. A direita estava branca, espumada, e o brasileiro acelerou e fez uma nova tentativa de alley oop, mas errou novamente e se despediu da etapa.
Com a vitória Jack Robinson garantiu vaga no WSL Finals, que define o campeão mundial no mês de setembro em Trestles, Califórnia (EUA).
Open J-Bay 2022
Quartas de final masculinas
1 Jack Robinson (AUS) 12.83 x 7.83 Samuel Pupo (BRA)
2 Italo Ferreira (BRA) x Kanoa Igarashi (JPN)
3 Yago Dora (BRA) x Connor O’Leary (AUS)
4 Jordy Smith (AFR) x Ethan Ewing (AUS)
Semifinais femininas
1 Tyler Wright (AUS) x Stephanie Gilmore (AUS)
2 Carissa Moore (HAV) x Tatiana Weston-Webb (BRA)