O Brasil começou bem a quinta-feira (14) no Open J-Bay. Depois de Filipe Toledo abrir a repescagem masculina com vitória, Miguel Pupo superou Seth Moniz no segundo duelo da fase, e também se garantiu nas oitavas de final da etapa sul-africana.
O segundo dia de ação da etapa acontece em altas ondas com mais de 2 metros nas séries em Jeffreys Bay. Com o pico bombando, a WSL optou por realizar baterias simultâneas de 48 minutos cada uma.
Seth Moniz começou com 4.50 pontos e Miguel largou com 6.83, após boa performance de backside. Aos 16 minutos o brasileiro voltou a surfar e colocou mais 5.17 no somatório, deixando o adversário na necessidade de 7.50 para vencer.
O havaiano respondeu oito minutos depois. Ele começou a apresentação com uma rasgada lenta, depois fez um layback, rasgou, pegou um tubo, fez um cutback um pouco agarrado e bateu. A nota foi 6.33 pontos.
Miguel voltou a trocar de nota aos 32 minutos, quando bateu reto, rasgou forte duas vezes e deu mais duas pancadas. Ele conquistou 5.47 pontos e deixou Seth na necessidade de 5.98 para vencer.
O havaiano segurou a prioridade e escolheu uma onda quando restavam cinco minutos para o fim. Seth fez algumas curvas no início até entubar. Na saída rasgou três vezes. A nota 5.33 pontos não deu a virada para o surfista, que não teve mais chances na bateria e acabou eliminado do Open J-Bay.
Open J-Bay 2022
Round 2 masculino (repescagem)
1 Filipe Toledo (BRA) 14.33 x 6.76 Joshe Faulkner (AFR)
2 Miguel Pupo (BRA) 12.30 x 11.66 Seth Moniz (HAV)
3 Italo Ferreira (BRA) x Luke Thompson (AFR)
4 Caio Ibelli (BRA) x Jake Marshall (EUA)
5 Griffin Colapinto (EUA) x Jadson André (BRA)
6 Barron Mamiya (HAV) x Kelly Slater (EUA)
7 Callum Robson (AUS) x Jackson Baker (AUS)
8 Jordy Smith (AFR) x Kolohe Andino (EUA)
Quartas de final femininas
1 Johanne Defay (FRA) x Tyler Wright (AUS)
2 Stephanie Gilmore (AUS) x Gabriela Bryan (HAV)
3 Carissa Moore (HAV) x Caroline Marks (EUA)
4 Brisa Hennessy (CRI) x Tatiana Weston-Webb (BRA)