Billabong Pipe Masters

Italo e Medina nas quartas

Brasil segue vivo no Billabong Pipe Masters com Italo Ferreira e Gabriel Medina classificados para as quartas de finais.

0
Italo Ferreira segue vivo de olho no bi do Billabong Pipe Masters. Foto arquivo.

O Brasil começou o último dia do Billabong Pipe Masters com quatro surfistas, mas, após o término das oitavas de final, apenas Italo Ferreira e Gabriel Medina seguem com chances de título na etapa que abre a nova temporada da World Surf League.

O duelo entre Italo Ferreira e Ryan Callinan, válido como o quinto das oitavas, teve o brasileiro muito ativo e o australiano mais seletivo, porém aos 23 minutos, o atual campeão mundial e atual campeão do Billabong Pipe Masters fez um canudo para a Pipeline, decolou, e ainda executou uma batida. A nota foi 6.00 pontos.

O aussie passou a pegar mais ondas, porém não achava nada de impacto, e a melhor chance que teve foi pra Pipeline, quando faltavam três minutos para o término. Jack fez o tubo, porém com certa dificuldade, e depois voou e aterrissou de rabeta, demorando para completar o giro. Italo surfou a de trás, fez um tubo melhor e mais difícil, e acertou um aéreo full rotation. A nota de Ryan foi 3.40 e a do brasileiro 7.00. Vitória de Italo pelo placar de 13.00 a 5.27. O próximo adversário de Italo será o francês Jeremy Flores.

Gabriel Medina tenta sua quinta final no Billabong Pipe Masters. Foto arquivo.

O confronto entre Gabriel Medina e Jack Freestone, o sétimo do round, teve um final tenso. Os dois ficaram muito ativos no início, mas depois que o bicampeão mundial e campeão do Billabong Pipe Masters fez um tubo, controlando bem a prancha dentro de Backdoor, e outro pra Pipeline (5.33 e 4.00), o australiano preferiu mudar a tática e passou a esperar ondas melhores, pois ele precisava de 8.60 para vencer.

Quando restavam nove minutos, o aussie passou por dentro da direita e fez duas manobras, conquistando 5.77. A partir daí ele passou a precisar de 3.56, e quando restavam seis minutos, ele pegou a prioridade.

O tempo foi passando até que quando faltavam apenas 30 segundos, o australiano pegou uma direita da série e acelerou lá dentro, a onda correu e ele tentou sair pelo “dogdoor”, e quase conseguiu, porém foi derrubado. Na onda seguinte Medina foi pra Pipe, surfou uma parte limpa, passou no gás por uma seção espumada, e saiu tranquilo, já com a vaga garantida para as quartas de finais. Medina agora vai pra cima do japonês Kanoa Igarahi de olho numa vaga na semi.

Miguel Pupo e Jadson André foram eliminados pelo francês Jeremy Flores e Kanoa, respectivamente.

Billabong Pipe Masters

Baterias deste domingo (20)

Oitavas de final

4 Kelly Slater (EUA) 13.67 x 11.67 Jack Robinson (AUS)
5 Italo Ferreira (BRA) 13.00 x 5.27 Ryan Callinan (AUS)
6 Jeremy Flores (FRA) 8.80 x 4.83 Miguel Pupo (BRA)
7 Gabriel Medina (BRA) 11.56 x 6.67 Jack Freestone (AUS)
8 Kanoa Igarashi (JAP) 12.33 x 11.54 Jadson André (BRA)

Quartas de final

1 John John Florence (HAV) 17.67 x 10.17 Leonardo Fioravanti (ITA)
2 Kelly Slater (EUA) x Jordy Smith (AFR)
3 Italo Ferreira (BRA) x Jeremy Flores (FRA)
4 Gabriel Medina (BRA) x Kanoa Igarashi (BRA)