Pela primeira vez na história, uma etapa feminina do Championship Tour será disputada nos tubos de Pipeline, ilha de Oahu, Havaí. Está confirmado o encerramento do Maui Pro apresentado pela Roxy no maior palco do esporte. Cinco surfistas terão este privilégio e a brasileira Tatiana Weston-Webb será a primeira a competir. A gaúcha enfrentará a californiana Sage Erickson na luta pela última vaga nas semifinais.
A chamada para este duelo é às 14 horas deste domingo (20) no fuso de Brasília, mesmo horário para os homens no Billabong Pipe Masters em memória a Andy Irons. A comissão técnica irá decidir os horários para cada categoria e qual entrará primeiro.
O Maui Pro apresentado pela Roxy abre a corrida pelo título mundial feminino e foi iniciado na semana passada na ilha de Maui. Em um único dia de competição nas ondas de Honolua Bay, foram realizadas quase quatro rodadas completas.
Por falta de luminosidade, o confronto de Tatiana Weston-Webb com Sage Erickson, que fecharia as quartas de final, ficou para abrir o último dia. No entanto, o incidente com um tubarão que vitimou um freesurfer local, motivou a World Surf League a procurar outra praia para fechar esta primeira etapa no Havaí.
A escolha de Pipeline para sediar as finais foi anunciada pelo CEO da World Surf League, Erik Logan, na última quarta-feira: “É a primeira vez que uma etapa feminina do CT acontece em Pipeline. Estamos ansiosos por isso e por trazer mais igualdade de gênero para o surfe no Havaí”.
Se passar por Sage Erickson, Tatiana vai enfrentar a havaiana tetracampeã mundial Carissa Moore, na segunda semifinal do Maui Pro. A primeira foi formada nas ondas de Honolua Bay e será disputada pelas australianas Tyler Wright e Sally Fitzgibbons. As três ganharam as últimas baterias realizadas na ilha de Maui.
Maui Pro
Semifinais
1 Tyler Wright (AUS) x Sally Fitzgibbons (AUS)
2 Carissa Moore (HAV) x Tatiana Weston-Webb (BRA) ou Sage Erickson (EUA)