Pro Bells Beach 2024

Samuel e Tati avançam na Austrália

Samuel Pupo e Tatiana Weston-Webb vencem baterias nesta quarta-feira (27/3) na Austrália e avançam no Pro Bells Beach 2024. Brasil tem outros 5 atletas ainda vivos na etapa.

0
Samuel Pupo conquista melhor resultado na temporada.

Dois dos três brasileiros que competiram nesta quarta-feira (27/3) no Pro Bells Beach conseguiram avançar na competição. Samuel Pupo garantiu vaga nas oitavas de final masculinas. Tatiana Weston-Webb superou a repescagem e na sequência eliminou Luana Silva no caminho das quartas femininas. Disputas foram realizadas em ondas mexidas de no máximo 1,5 metro em Winkipop.

Clique aqui para ver as fotos

Clique aqui para ver o vídeo

A WSL começou o dia com um plano, porém teve que fazer algumas mudanças com o passar das horas já que as condições para o surfe em Winkipop pioravam a cada momento. A entidade realizou a repescagem e as oitavas de final das mulheres. A ideia era também terminar o Round 3 masculino, mas optou por não fazer baterias simultâneas. Com isso tentou fazer 10 dos 16 confrontos da fase, mas as direitas pioraram muito e a competição foi paralisada após a quinta bateria. Somente três brasileiros competiram nesta quarta-feira.

Tati fica em segundo na repescagem – Tatiana Weston-Webb superou a repescagem. A brasileira começou melhor e liderou a disputa até os 2 minutos finais, quando a norte-americana Cailtin Simmers saiu da última para a primeira posição. Alyssa Spencer, dos Estados Unidos, acabou eliminada do evento.

Tati começou a disputa com duas batidas. A brazuca ainda acertou a crista da direita pela terceira vez na atuação, porém caiu da prancha. Ela conquistou 4.00 pontos. Aos 4 minutos a surfista voltou a atuar. Com rasgada e batida chutando a rabeta Tati conquistou 5.17 pontos.

Enquanto as adversárias não conseguiam se conectar com Winkipop, Tati seguia melhorando seu somatório. Aos 8 minutos ela voltou a manobrar forte duas vezes e trocou a nota 4.00 pela 6.00 pontos. Alyssa e Caitlin estavam com notas baixas, até que a primeira conseguiu executar dois ataques para colocar 4.23 no placar. Calitin caiu para a última posição e passou a precisar de 4.04 para não ser eliminada do evento.

Tatiana Weston-Webb passa pela repescagem em segundo lugar.

Caitlin fez sua primeira onda completa aos 14 minutos. A norte-americana executou uma boa rasgada e bateu na junção. Alyssa respondeu logo depois com três manobras. Caitlin anotou 4.57 e Alyssa 6.33 pontos.

A brasileira seguia atuando, mas sem conseguir mexer no placar, até que aos 17 minutos ela bateu, rasgou, fez uma curva curta e se preparou para finalizar a performance na junção. A nota foi 5.23 pontos. A bateria entrou nos 10 minutos finais com Tati em primeiro lugar, Alyssa em segundo precisando de 4.90 para vencer e Caitlin na necessidade de 6.20 para seguir viva no Pro Bells Beach 2024.

Caitlin entrou nos 5 minutos finais com a prioridade. A campeã do Pipe Pro 2024 deixou algumas ondas passarem e escolheu uma direita a 2 minutos do fim. A surfista dos Estados Unidos executou uma rasgada forte invertendo a direção da prancha, depois fez uma curva curta e bateu na junção. Ela teve dificuldade em completar o último ataque, mas se manteve em pé na prancha, conquistou 7.67 pontos e saiu da última para a primeira posição. O tempo chegou ao fim e Caitlin avançou com Tati. Alyssa se despediu da etapa em 17º lugar.

Tati elimina Luana – A adversária de Tati nas oitavas foi Luana Silva, que venceu na primeira fase e evitou a repescagem. Luana começou melhor. A surfista anotou 5.00 pontos em sua primeira participação, aos 5 minutos. Tati já havia surfado, mas conquistado notas fracas. Perto dos 10 minutos ela ensaiou uma reação com 3.83 pontos.

As duas atuaram aos 12 minutos. Luana fez dois ataques e caiu no terceiro. Tati acertou três manobras. Luana conquistou 4.23 e Tati foi pra liderança com 6.17 pontos.

Luana foi em busca da nota 5.01 que precisava para vencer a 8 minutos do fim. Ela usou a prioridade, executou cinco manobras e comemorou a atuação. A performance valeu 6.67 pontos e a liderança.

Luana finaliza etapa em 9º lugar.

Tati respondeu 2 minutos depois. A surfista fez 6 ataques entre rasgadas e batidas. Ela necessitava de 5.51 e marcou 6.17 para assumir a primeira posição. Luana ficou com a prioridade e na necessidade de 5.30 para evitar a eliminação. A atleta ainda fez duas tentativas, mas as ondas não ofereceram muitas oportunidades e ela se despediu da prova em 9º lugar. A próxima adversária de Tati é a atual campeã mundial, a norte-americana Caroline Marks.

Samuel barra Fioravanti – A outra vitória brasileira no dia aconteceu na terceira bateria do Round 3 masculino. Samuel Pupo venceu Leonardo Fioravanti com nota no critério excelente e é o primeiro brasileiro classificado para as oitavas de final dos homens no Pro Bells Beach 2024.

Samuel pegou duas ondas nos 5 minutos iniciais do duelo. O brasileiro abriu com três manobras, sendo um ataque à junção a melhor. A nota foi 5.33 pontos. Depois ele rasgou duas vezes antes de bater com força para colocar mais 6.73 no somatório. Leo surfou no meio dessas atuações. O italiano fez uma rasgada curta e acertou duas pancadas para começar com 5.83 pontos.

O brasileiro seguiu ativo e surfou durante a prioridade do adversário. Aos 8 minutos Samuel acertou a crista com violência, depois rasgou, escalou a espuma e atingiu a junção. O surfista mexeu mais uma vez no placar com a nota 5.93 pontos. Na sequência Leo surfou. Ele bateu forte e caiu na tentativa de um aéreo. O italiano anotou 3.00 e seguiu na necessidade de 6.83 para vencer.

Samuel disparou na frente do placar aos 22 minutos. Ele tinha a prioridade e bloqueou o adversário. O brasileiro executou três manobras de impacto, duas batidas e uma rasgada. Samuel comemorou a performance. A nota entrou no critério excelente, 8.50, e Leo passou a buscar no mínimo 9.40 pontos para vencer.

Samuel Pupo elimina Leonardo Fioravanti no Round 3.

O italiano sentou no pico na espera por uma onda mágica que não apareceu. Ele ainda pegou uma direita no último minuto, mas ela não ofereceu boas seções e ele se despediu da competição em 17º lugar. A classificação para as oitavas de final já é o melhor resultado do brasileiro no ano. Samuel chegou em Bells ocupando o 27º lugar no ranking. O próximo adversário dele é o sul-africano Matthew McGillivray.

“Finalmente passei desse round, que não tinha conseguido ainda esse ano, então obrigado galera pela torcida e obrigado mãe e pai, por sempre estar me confortando com mensagens”, disse Samuel Pupo, que falou sobre a batalha para se manter na elite, pois no ano passado não passou pelo corte. “Tem que acreditar que é possível. Eu estou acreditando com muita oração e espero que Deus possa nos honrar nesse evento. Eu quero realmente ganhar muito esse evento, então é seguir bateria por bateria. Está muito longe disso ainda, mas já é um bom começo e estou surfando bem, então vamos nessa”.

Mais brasileiros – Outros cinco brasileiros seguem vivos na competição. Gabriel Medina, Miguel Pupo, Yago Dora, Italo Ferreira e Caio Ibelli ainda competirão pela terceira fase do Pro Bells Beach 2024.

A queda da bicampeã – A surfista que venceu os dois últimos eventos da elite em Bells Beach caiu para uma convidada. Ellie Harrison chegou nos 6 minutos finais da segunda bateria das oitavas em segundo lugar, na necessidade de 5.35 para avançar. Naquele momento a vencedora da triagem usou a prioridade, executou duas batidas, anotou 7.33 e assumiu a liderança.

Tyler, que tentava a terceira vitória consecutiva na etapa, ainda surfou perto dos 2 minutos finais. Ela precisava de 6.50 e anotou 7.07 pontos. Porém Ellie também atuou na mesma série de ondas e foi em busca dos 5.41 pontos que precisava. A aussie fez 4 ataques, conquistou 6.40 e despachou sua conterrânea. Tyler se despediu da etapa em 9º lugar.

Tyler Wright e Ellie Harrison juntas após a bateria.

Líder eliminada – Quem também se despediu do Pro Bells Beach 2024 nesta quarta-feira foi Molly Picklum, australiana que chegou na etapa como líder do ranking. A terceira bateria das oitavas femininas estava embolada, com Molly na frente, mas logo após a metade da disputa a norte-americana Sawyer Lindblad bateu forte de backside para anotar 4.77 pontos e assumir a liderança.

Cinco minutos depois a surfista dos Estados Unidos deu um duro golpe na adversária. Sawyer executou duas rasgadas fortes, depois fez uma leve curva e partiu com tudo para a junção, onde acertou uma potente e vertical batida. A surfista anotou 8.50 e disparou na frente. Molly ainda voou no final da bateria, mas ficou longe da nota que precisava e finalizou o Pro Bells Beach 2024 em 9º lugar.

Baterias apertadas – A bateria 4 das oitavas femininas foi muito disputada, decidida nos últimos minutos e finalizada quase que empatada. A surfista da Costa Rica, Brisa Hennessy, chegou nos dois minutos finais em segundo lugar. Ela e a norte-americana Lakey Peterson surfaram naquele momento. Brisa fez uma curva, depois executou uma boa rasgada e um layback perto da junção. Lakey rasgou, depois atingiu a crista com pouca força e bateu na junção com força na rabeta. Lakey ampliou a diferença com a nota 6.73, mas Brisa marcou 7.07 e venceu pelo placar de 12.74 a 12.73 pontos.

Brisa Hennessy vence por pequena diferença no placar.

Ethan vira no minuto final – O atual vice-líder do ranking, que defende o título do Pro Bells Beach, está nas oitavas de final. Ele venceu a bateria 5 do Round 3 com virada no último minuto.

Ethan não começou bem, mas na metade do duelo assumiu a liderança ao marcar 6.50 quando precisava de 6.49 pontos. Os dois voltaram a trocar de nota e Ethan pulou pra frente mais uma vez, porém a 5 minutos do fim George foi em busca de 5.51 e anotou 6.90 pontos.

Os dois surfaram no minuto final. George atuou primeiro e não mexeu no placar. Ethan surfou logo depois. Ele precisava de 6.24 e anotou 6.43 para se manter vivo na disputa.

Ethan Ewing segue vivo na etapa.

Próxima chamada e previsão das ondas – A próxima chamada para o Pro Bells Beach 2024 acontece na manhã de quinta-feira (28/3) na Austrália, final de tarde desta quarta (27/3) no Brasil, às 17h45 (de Brasília). A previsão das ondas indica ondas de 3 a 5 pés com vento maral.

Pro Bells Beach 2024

Baterias realizadas nesta quarta-feira (27/3)

Round 2 Feminino

1 Sophie McCulloch (AUS) 13.17 x Molly Picklum (AUS) 11.50 x India Robinson (AUS) 4.67

2 Caitlin Simmers (EUA) 12.04 x Tatiana Weston-Webb (BRA) 11.23 x Alyssa Spencer (EUA) 10.56

Oitavas de final

1 Johanne Defay (FRA) 15.46 x 13.17 Sally Fitzgibbons (AUS)

2 Ellie Harrison (AUS) 13.73 x 12.74 Tyler Wright (AUS)

3 Sawyer Lindblad (EUA) 15.67 x 11.74 Molly Picklum (AUS)

4 Brisa Hennessy (CRI) 12.74 x 12.73 Lakey Peterson (EUA)

5 Caroline Marks (EUA) 15.67 x 12.10 Sophie McCulloch (AUS)

6 Tatiana Weston-Webb (BRA) 11.97 x 11.67 Luana Silva (BRA)

7 Caitlin Simmers (EUA) 13.10 x 12.93 Isabella Nichols (AUS)

8 Gabriela Bryan (HAV) 13.83 x 12.04 Bettylou Sakura Johnson (HAV)

Round 3 Masculino

1 Morgan Cibilic (AUS) 13.64 x 12.93 Jack Robinson (AUS)

2 Ryan Callinan (AUS) 14.50 x 7.13 Imaikalani deVault (HAV)

Samuel Pupo (BRA) 15.23 x 9.70 Leonardo Fioravanti (ITA)

4 Matthew McGillivray (AFR) 10.66 x 9.34 Connor O’Leary (AUS)

5 Ethan Ewing (AUS) 12.93 x 12.73 George Pittar (AUS)

Próximas baterias

Quartas de final Femininas

1 Johanne Defay (FRA) x Ellie Harrison (AUS)

2 Sawyer Lindblad (EUA) x Brisa Hennessy (CRI)

3 Caroline Marks (EUA) x Tatiana Weston-Webb (BRA)

4 Caitlin Simmers (EUA) x Gabriela Bryan (HAV)

Round 3 Masculino

6 Ramzi Boukhiam (MAR) x Liam O’Brien (AUS)

7 Gabriel Medina (BRA) x Cole Houshmand (EUA)

8 Kanoa Igarashi (JAP) x Jacob Willcox (AUS)

9 Griffin Colapinto (EUA) x Tully Wylie (AUS)

10 Miguel Pupo (BRA) x Crosby Colapinto (EUA)

11 Barron Mamiya (HAV) x Kelly Slater (EUA)

12 Jake Marshall (EUA) x Frederico Morais (POR)

13 John John Florence (HAV) x Kade Matson (EUA)

14 Yago Dora (BRA) x Ian Gentil (HAV)

15 Italo Ferreira (BRA) x Rio Waida (IND)

16 Jordy Smith (AFR) x Caio Ibelli (BRA)

Oitavas de final
Em formação

1 Morgan Cibilic (AUS) x Ryan Callinan (AUS)

Samuel Pupo (BRA) x Matthew McGillivray (AFR)

3 Ethan Ewing (AUS) x