A bateria mais aguardada das quartas de final do Pro Bells Beach terminou com vitória brasileira. O aniversariante deste sábado (16), Filipe Toledo (27), enfrentou o havaiano John John Florence na reedição da final do evento de 2019. Dessa vez o resultado foi diferente.
As disputas neste sábado começaram apenas no meio da tarde australiana, após a WSL fazer algumas chamadas. Quando começou as disputas Bells funcionava com direitas de cerca de 1,5 metro nas séries, um pouco balançadas.
Filipe abriu a disputa numa direita que teve um excelente outside, onde ele executou quatro manobras fortes em sequência. O brasileiro ainda deu uma batida no inside. A nota foi dentro do critério excelente, 9.43 pontos, a segunda maior do Pro Bells Beach.
John John começou sua apresentação numa onda da série. Ele abriu com um layback potente, que foi a única manobra no outside. Porém ele executou dois cutbacks antes de chegar ao inside e fazer mais um layback e uma batida. A nota foi 8.43 pontos.
Logo depois os dois voltaram a surfar. Filipe surfou primeiro, mas a onda não foi boa (2.50). John Jonh pegou a seguinte e errou um aéreo após mandar um layback fortíssimo (3.17).
Depois de uma longa calmaria, aos 23 minutos de bateria entrou uma série e os dois surfaram. O havaiano usou a prioridade e fez um layback, voou com revesse, bateu e foi pro inside, onde tentou outra pancada, porém errou. John John anotou 6.33 pontos e assumiu a liderança. Filipe foi na onda seguinte, porém ela não rendeu tanto e ele conseguiu apenas 3.70.
Restando sete minutos entraram novas ondas em Bells Beach. John John tinha prioridade e deixou a primeira onda passar, mas Filipe não. A direita era intermediária, mas formou uma longa parede em pé para o brasileiro atacar com rasgadas e batidas. Ele precisava de 5.13 pontos e fez 6.77 para assumir a liderança. John John surfou a direita seguinte da série, mas ela não ofereceu muitas partes fortes e ele tentou voar na junção para aumentar a nota, mas errou e conquistou 4.00 pontos.
O brasileiro voltou antes pro pico e pegou a prioridade. Quando restavam apenas três minutos para o fim ele surfou uma onda pequena, que foi fraca e ele saiu. O tempo passou e nos segundos finais entrou uma série. O havaiano, que precisava de 7.98 pontos, remou numa onda intermediária e partiu para um voo na primeira manobra, porém caiu e foi eliminado.
Pro Bells Beach
Quartas de final masculinas
1 Ethan Ewing (AUS) 16.33 x 11.17 Owen Wright (AUS)
2 Filipe Toledo (BRA) 16.40 x 14.76 John John Florence (HAV)
3 Callum Robson (AUS) x Miguel Pupo (BRA)
4 Jack Robinson (AUS) x Italo Ferreira (BRA)
Semifinal
Bateria já formada
1 Ethan Ewing (AUS) x Filipe Toledo (BRA)
Quartas de final femininas
1 Courtney Conlogue (EUA) x Sally Fitzgibbons (AUS)
2 Bronte Macaulay (AUS) x Tyler Wright (AUS)
3 Carissa Moore (HAV) x Stephanie Gilmore (AUS)
4 Brisa Hennessy (CRI) x Johanne Defay (FRA)