O Brasil perdeu Miguel Pupo nas quartas de final do Pro Bells Beach. O surfista lutou muito, pegou 12 ondas na terceira bateria da fase e quase virou nos segundos finais, porém caiu para o australiano Callum Robson. Miguel terminou a etapa em quinto lugar.
A disputa começou com poucas ondas e foi reiniciada após dez minutos sem ação. Miguel errou na primeira direita surfada, e Callum fez uma onda sem manobras de grande destaque (4.27). Na sequência o brasileiro deu o troco (4.83).
Aos oito minutos de bateria o australiano usou a prioridade para surfar uma onda boa. Ele foi consistente nos ataques, terminou a apresentação no inside com batida e anotou 7.67 pontos. Dois minutos depois Miguel colocou 4.70 pontos no somatório, e passou a precisar de 7.12 pra assumir a liderança.
O brasileiro rapidamente diminuiu a distância pro líder (6.72), porém Callum usou bem a prioridade novamente para fazer mais três manobras e colocar 5.87 pontos no somatório. Restavam 11 minutos para o fim, e Miguel passou a necessitar de 8.31 pontos para pegar a primeira posição.
Cinco minutos depois entrou uma série com muitas ondas. Os dois surfistas deixaram várias quebrarem sozinhas, mas Miguel finalmente escolheu uma com bom potencial para nota alta. O brasileiro fez quatro manobras fortes em sequência, mas os 7.60 pontos não foram suficientes para ele virar.
O tempo estava curto, o brasileiro não tinha a prioridade a ainda precisava de 5.95 pontos para vencer. Com pouco mais de um minuto ele conseguiu uma direita, mas ela encheu e ele saiu. Porém Callum deixou outra onda passar e ele surfou quando só tinha 43 segundos para virar o resultado. Miguel fez duas batidas boas e uma rasgada no outside, trabalhou para entrar no inside e bateu forte na junção.
Miguel comemorou muito e a bateria terminou. Depois de alguns minutos de tensão a nota foi divulgada, e 5.40 pontos confirmou a vitória para o australiano.
Pro Bells Beach
Quartas de final masculinas
1 Ethan Ewing (AUS) 16.33 x 11.17 Owen Wright (AUS)
2 Filipe Toledo (BRA) 16.40 x 14.76 John John Florence (HAV)
3 Callum Robson (AUS) 13.54 x 13.00 Miguel Pupo (BRA)
4 Jack Robinson (AUS) x Italo Ferreira (BRA)
Semifinal
Bateria já formada
1 Ethan Ewing (AUS) x Filipe Toledo (BRA)
Quartas de final femininas
1 Courtney Conlogue (EUA) x Sally Fitzgibbons (AUS)
2 Bronte Macaulay (AUS) x Tyler Wright (AUS)
3 Carissa Moore (HAV) x Stephanie Gilmore (AUS)
4 Brisa Hennessy (CRI) x Johanne Defay (FRA)