Gabriel Medina terminou o Pro Bells Beach em nono lugar. O tricampeão mundial adotou a estratégia de surfar várias ondas durante a bateria das oitavas de final, porém perdeu precisando de 9.16 pontos para Ethan Ewing, australiano que usou uma estratégia oposta e se deu bem.
A disputa foi a segunda da fase dos 16 melhores da etapa, e abriu o oitavo dia da janela do Pro Bells Beach. Medina surfou 12 ondas em Winkipop e Ethan apenas 3 ao longo dos 40 minutos de confronto.
Medina ficou muito ativo desde o início. Na segunda onda, aos quatro minutos, ele executou duas batidas boas e anotou 5.17 pontos. Ele seguiu surfando e deixou o adversário na necessidade de 7.10. Porém Ethan fez o uso da prioridade aos dez minutos, fez três batidas e uma rasgada invertendo a direção da prancha, marcou 7.50 e foi para a liderança.
Dois minutos depois Medina usou a prioridade, deu duas pancadas e errou um aéreo. A nota 3.50 pontos o colocou novamente em primeiro, porém o australiano necessitava de apenas 1.17 para assumir a liderança.
O tricampeão mundial seguiu surfando muitas ondas, porém não conseguia uma sequência de boas manobras. Medina voou com reverse na metade do confronto e colocou 4.93 no somatório, porém Ethan também entrou em ação. O aussie rasgou invertendo a direção da prancha, fez outra curva forte, porém mais curta, e ainda executou mais duas batidas chutando a rabeta. A performance valeu 6.17. Medina passou a necessitar de 8.50 para avançar na competição.
O brasileiro seguiu sem achar boas ondas, e Ethan deu o golpe final. Com um floater e um layback forte na junção, o australiano aumentou a diferença com 6.83 pontos. Medina passou a precisar de 9.16 e não chegou perto da nota.
Com o resultado Medina terminou em nono lugar pela quarta vez seguida no CT.
Pro Bells Beach 2023
Oitavas de final Masculinas
1 Matthew McGillivray (AFR) 10.43 x 9.90 João Chianca (BRA)
2 Ethan Ewing (AUS) 14.33 x 10.10 Gabriel Medina (BRA)
3 Filipe Toledo (BRA) x Jordy Smith (AFR)
4 Yago Dora (BRA) x Jackson Baker (AUS)
5 Xavier Huxtable (AUS) x Connor O’Leary (AUS)
6 Michael Rodrigues (BRA) x John John Florence (HAV)
7 Maxime Huscenot (FRA) x Ryan Callinan (AUS)
8 Kanoa Igarashi (JAP) x Griffin Colapinto (EUA)
Quartas de final
1 Matthew McGillivray (AFR) x Ethan Ewing (AUS)
Quartas de final Femininas
1 Isabella Nichols (AUS) x Caroline Marks (EUA)
2 Molly Picklum (AUS) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)
3 Carissa Moore (HAV) x Tyler Wright (AUS)
4 Tatiana Weston-Webb (BRA) x Stephanie Gilmore (AUS)