O Brasil está nas quartas de final do Pro Bells Beach. Tatiana Weston-Webb começou melhor a sétima bateria das oitavas de final, sofreu virada de Courtney Conlogue, mas nos minutos finais usou bem a prioridade, garantiu a nota que precisava e escreveu seu nome na fase das oito melhores da competição australiana.
O terceiro dia de ação do Pro Bells Beach aconteceu em ondas irregulares e mexidas de 3 a 5 pés de face, com vento maral forte. A etapa foi reiniciada com as disputas das oitavas de final das mulheres, que foram realizadas de forma simultânea com duração de 40 minutos, cada. Tatiana Weston-Webb competiu na penúltima bateria.
A brasileira só entrou em ação na metade do confronto. Ela abriu com 3.17 pontos. Tati seguiu num bom ritmo para o dia e marcou mais 3.23 e 4.33. A norte-americana Courtney fez quatro notas fracas, mas começou a reagir perto dos 15 minutos finais com 3.90.
Tati voltou a trocar de nota (3.27), mas não se distanciou muito no placar. Courtney foi em busca dos 3.71 pontos que precisava para vencer quando restavam 11 minutos. Ela fez um cutback e uma rasgada curta, porém forte, e anotou 5.33 para assumir a liderança. A brazuca passou a precisar de 4.91 para avançar no Pro Bells Beach.
A brasileira segurou a prioridade e surfou perto do final. Tati executou uma batida, seguida de uma rasgada curta. Depois ela deu outra pancada e a onda virou para esquerda no inside, então ela acertou outra batida. Courtney surfou logo depois, porém a onda não ofereceu seções boas para manobras.
A bateria terminou e as duas ouviram o resultado já fora da água. Três dos cinco juízes deram a virada para a brasileira, ela anotou 5.03 pontos e pulou para a fase das oito melhores da competição. Sua próxima adversária é a australiana Stephanie Gilmore.
“Para falar a verdade, deixei nas mãos de Deus. Se tivesse que vir uma última onda, iria vir e eu estava rezando quando ela surgiu. Aí fiquei torcendo para ter uma seção para finalizar bem, com uma manobra de impacto para os juízes”, contou Tatiana Weston-Webb. “Esse evento está sendo difícil pra mim. Machuquei o joelho na primeira bateria, então tudo que vier, é lucro. Meu técnico achou que fiz um bom trabalho e mereci vencer. As condições do mar estão muito difíceis e estou feliz por ter passado para as quartas de final”.
Pro Bells Beach 2023
Oitavas de final Femininas
1 Isabella Nichols (AUS) 13.67 x 6.87 Caitlin Simmers (EUA
2 Caroline Marks (EUA) 12.33 x 10.07 Macy Callaghan (AUS)
3 Molly Picklum (AUS) 8.70 x 7.93 Sophie McCulloch (AUS)
4 Bettylou Sakura Johnson (HAV) 11.73 x 9.66 Sally Fitzgibbons (AUS)
5 Carissa Moore (HAV) 14.06 x 11.23 Kobie Enright (AUS)
6 Tyler Wright (AUS) 12.17 x 10.10 Gabriela Bryan (HAV)
7 Tatiana Weston-Webb (BRA) 9.36 x 9.23 Courtney Conlogue (EUA)
8 Stephanie Gilmore (AUS) 11.20 x 11.00 Lakey Peterson (EUA)
Quartas de final
1 Isabella Nichols (AUS) x Caroline Marks (EUA)
2 Molly Picklum (AUS) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)
3 Carissa Moore (HAV) x Tyler Wright (AUS)
4 Tatiana Weston-Webb (BRA) x Stephanie Gilmore (AUS)
Oitavas de final Masculinas
1 Matthew McGillivray (AFR) 10.43 x 9.90 João Chianca (BRA)
2 Ethan Ewing (AUS) x Gabriel Medina (BRA)
3 Filipe Toledo (BRA) x Jordy Smith (AFR)
4 Yago Dora (BRA) x Jackson Baker (AUS)
5 Xavier Huxtable (AUS) x Connor O’Leary (AUS)
6 Michael Rodrigues (BRA) x John John Florence (HAV)
7 Maxime Huscenot (FRA) x Ryan Callinan (AUS)
8 Kanoa Igarashi (JAP) x Griffin Colapinto (EUA)
Quartas de final
1 Matthew McGillivray (AFR) x