Gabriel Medina está classificado para as semifinais do Pro G-Land. O brasileiro deu show na primeira baterias das quartas de final masculinas, marcou duas notas no critério excelente (8.77 e 8.50) e venceu Jadson André com o maior somatório da etapa até o momento (17.27).
Logo no início do duelo os dois entraram em ação na mesma série. Jadson foi na primeira onda e fez cinco manobras para largar com 6.33 pontos. Medina pegou a esquerda de trás e foi mais contundente nas manobras, colocando mais força, aliada a fluidez, e colocou 8.50 no somatório. Os dois depois surfaram ondas fracas, até Medina anotar mais 5.93 pontos.
Aos 13 minutos, os dois voltaram a entrar em ação na mesma série. A prioridade era de Jadson, mas ele não conseguiu entrar na primeira onda e Medina dropou. O tricampeão do mundo errou na primeira manobra. Jadson pegou a seguinte e não saiu do tubo. Medina ainda teve tempo de pegar a terceira esquerda da série e novamente chegou no critério excelente. Ele iniciou a apresentação com um layback poderoso, bateu passando a rabeta por cima do lip e soltou mais duas pancadas. A nota foi 8.77 pontos.
Jadson passou a necessitar de 17.27 para reverter o placar. Ele ainda voou alto três vezes, mas só completou um e ficou longe de voltar pro jogo. Medina agora espera o resultado da bateria entre o japonês Kanoa Igarashi e o australiano Jack Robinson pra conhecer o adversário nas semifinal. Jadson se despede do Pro G-Land na quinta posição.
Pro G-Land 2022
Quartas de final masculinas
1 Gabriel Medina (BRA) 17.27 x 11.66 Jadson André (BRA)
2 Jack Robinson (AUS) x Kanoa Igarashi (JPN)
3 Filipe Toledo (BRA) x Griffin Colapinto (EUA)
4 Matthew McGillivray (AFR) x Connor O’Leary (AUS)
Quartas de final femininas
1 Carissa Moore (HAV) 14.87 x 13.14 Sally Fitzgibbons (AUS)
2 Tatiana Weston-Webb (BRA) 13.36 x 13.03 Lakey Peterson (EUA)
3 Bronte Macaulay (AUS) 12.43 x 9.83 Brisa Hennessy (CRI)
4 Johanne Defay (FRA) 12.90 x 12.60 Stephanie Gilmore (AUS)
Semifinais
1 Carissa Moore (HAV) x Tatiana Weston-Webb (BRA)
2 Bronte Macaulay (AUS) x Johanne Defay (FRA)