Até o momento o Rio Pro 2024, oitava etapa do CT da atual temporada, disputado no Point de Itaúna, Saquarema (RJ), não rolou. A janela de competição abriu no último sábado (22) e vai até o próximo dia 30, porém os atletas não entraram na água. O evento pode começar apenas na terça-feira (25).
O primeiro dia não teve disputas devido às condições ruins para o surfe e a previsão indicava uma pequena melhora para este domingo (23), mas a WSL decidiu não colocar os duelos na água e já adiantou folga também para esta segunda-feira (24). A próxima chamada acontece na terça-feira (25) às 7h15.
Mesmo sem baterias, o Rio Pro começou com atividades e na última sexta-feira, a primeira ação foi o WSL One Ocean, uma ação de conscientização e preservação ambiental que é realizada em todas as etapas do CT. No torneio brasileiro, aconteceu na Lagoa de Saquarema uma ação de limpeza no manguezal e plantio de mudas nativas, com parceria da Prefeitura Municipal, da ONG selecionada pela WSL Pure, o Instituto Aprender, além do Projeto Mar Sem Lixo, EcoLocal.
Participaram do WSL One Ocean, alunos de escolas da rede pública, colaboradores da WSL e competidores como os havaianos Imaikalani deVault, Barron Mamiya, Seth Moniz e Bettylou Sakura Johnson, do australiano Liam O’Brien, do sul-africano Matthew McGillivray e do Saquá também, o novo mascote da etapa brasileira do CT em Saquarema.
Outra ação que já rolou foi Rising Tides, que busca promover o desenvolvimento do surfe feminino nos países por onde passa o CT. Em Saquarema, pelo segundo ano consecutivo o Rising Tides aconteceu em frente ao Centro de Treinamento de Surf Leo Neves, construído na Praia de Itaúna pela Prefeitura de Saquarema, homenageando o bicampeão brasileiro que já fez parte da elite mundial e é da cidade. Foi uma oportunidade única para uma nova geração conhecer de perto algumas estrelas do esporte, como a vice-campeã mundial de 2021, Tatiana Weston-Webb.
Uma das surfistas que já participou do Rising Tides anos atrás e agora vai competir no Rio Pro, é a Sophia Medina. Ela também esteve na ação da sexta-feira na Praia de Itaúna.
Apesar das ondas pequenas no último sábado, alguns surfistas entraram no mar. Um deles, o campeão do Rio Pro no ano passado, Yago Dora, que festejou a primeira vitória da carreira com a igualmente sua primeira nota 10 em etapas do CT. Além dele de Yago, competem em Saquá, Gabriel Medina, Italo Ferreira, Tatiana Weston-Webb, João Chianca, Samuel Pupo, Sophia Medina, Luana Silva e Tainá Hinckel.
Transmissão ao vivo – O Rio Pro 2024 pode ser assistido ao vivo pelo Sportv e Globoplay. A transmissão também pode ser acompanhada pelo WorldSurfLeague.com e pelo Aplicativo da WSL. O Canal da entidade no YouTube também transmite, porém só até o término das oitavas de final.
Baterias da primeira fase do Rio Pro 2024
Round 1 Feminino
1 Molly Picklum (AUS), Johanne Defay (FRA), Tyler Wright (AUS)
2 Caitlin Simmers (EUA), Tatiana Weston-Webb (BRA), Tainá Hinckel (BRA)
3 Caroline Marks (EUA), Bettylou Sakura Johnson (HAV), Sophia Medina (BRA)
4 Brisa Hennessy (CRC), Gabriela Bryan (HAV), Luana Silva (BRA)
Round 1 Masculino
1 Ethan Ewing (AUS), Cole Houshmand (EUA), Connor O’Leary (JAP)
2 Griffin Colapinto (EUA), Kanoa Igarashi (JPN), Seth Moniz (HAV)
3 Jack Robinson (AUS), Ryan Callinan (AUS), Samuel Pupo (BRA)
4 John John Florence (HAV), Ramzi Boukhiam (MAR), João Chianca (BRA)
5 Jordy Smith (AFR), Barron Mamiya (HAV), Imaikalani deVault (HAV)
6 Gabriel Medina (BRA), Rio Waida (IDN), Leonardo Fioravanti (ITA)
7 Italo Ferreira (BRA), Crosby Colapinto (EUA), Liam O’Brien (AUS)
8 Yago Dora (BRA), Jake Marshall (EUA), Matthew McGillivray (AFR)
Clique aqui e confira ranking atual do CT 2024.
Fonte WSL