Rio Pro 2024

Ações movimentam Saquá

Rio Pro 2024 tem ações ambientais na Praia de Itaúna, Saquarema (RJ). Confira galeria de fotos.

Rio Pro 2024, Praia de Itaúna, Saquarema (RJ)

Até o momento o Rio Pro 2024, oitava etapa do CT da atual temporada, disputado no Point de Itaúna, Saquarema (RJ), não rolou. A janela de competição abriu no último sábado (22) e vai até o próximo dia 30, porém os atletas não entraram na água. O evento pode começar apenas na terça-feira (25).

O primeiro dia não teve disputas devido às condições ruins para o surfe e a previsão indicava uma pequena melhora para este domingo (23), mas a WSL decidiu não colocar os duelos na água e já adiantou folga também para esta segunda-feira (24). A próxima chamada acontece na terça-feira (25) às 7h15.

Mesmo sem baterias, o Rio Pro começou com atividades e na última sexta-feira, a primeira ação foi o WSL One Ocean, uma ação de conscientização e preservação ambiental que é realizada em todas as etapas do CT. No torneio brasileiro, aconteceu na Lagoa de Saquarema uma ação de limpeza no manguezal e plantio de mudas nativas, com parceria da Prefeitura Municipal, da ONG selecionada pela WSL Pure, o Instituto Aprender, além do Projeto Mar Sem Lixo, EcoLocal.

Participaram do WSL One Ocean, alunos de escolas da rede pública, colaboradores da WSL e competidores como os havaianos Imaikalani deVault, Barron Mamiya, Seth Moniz e Bettylou Sakura Johnson, do australiano Liam O’Brien, do sul-africano Matthew McGillivray e do Saquá também, o novo mascote da etapa brasileira do CT em Saquarema.

Outra ação que já rolou foi Rising Tides, que busca promover o desenvolvimento do surfe feminino nos países por onde passa o CT. Em Saquarema, pelo segundo ano consecutivo o Rising Tides aconteceu em frente ao Centro de Treinamento de Surf Leo Neves, construído na Praia de Itaúna pela Prefeitura de Saquarema, homenageando o bicampeão brasileiro que já fez parte da elite mundial e é da cidade. Foi uma oportunidade única para uma nova geração conhecer de perto algumas estrelas do esporte, como a vice-campeã mundial de 2021, Tatiana Weston-Webb.

Uma das surfistas que já participou do Rising Tides anos atrás e agora vai competir no Rio Pro, é a Sophia Medina. Ela também esteve na ação da sexta-feira na Praia de Itaúna.

Apesar das ondas pequenas no último sábado, alguns surfistas entraram no mar. Um deles, o campeão do Rio Pro  no ano passado, Yago Dora, que festejou a primeira vitória da carreira com a igualmente sua primeira nota 10 em etapas do CT. Além dele de Yago, competem em Saquá, Gabriel Medina, Italo Ferreira, Tatiana Weston-Webb, João Chianca, Samuel Pupo, Sophia Medina, Luana Silva e Tainá Hinckel.

Transmissão ao vivo – O Rio Pro 2024 pode ser assistido ao vivo pelo Sportv e Globoplay. A transmissão também pode ser acompanhada pelo WorldSurfLeague.com e pelo Aplicativo da WSL. O Canal da entidade no YouTube também transmite, porém só até o término das oitavas de final.

Baterias da primeira fase do Rio Pro 2024

Round 1 Feminino

1 Molly Picklum (AUS), Johanne Defay (FRA), Tyler Wright (AUS)

2 Caitlin Simmers (EUA), Tatiana Weston-Webb (BRA), Tainá Hinckel (BRA)

3 Caroline Marks (EUA), Bettylou Sakura Johnson (HAV), Sophia Medina (BRA)

4 Brisa Hennessy (CRC), Gabriela Bryan (HAV), Luana Silva (BRA)

Round 1 Masculino

1 Ethan Ewing (AUS), Cole Houshmand (EUA), Connor O’Leary (JAP)

2 Griffin Colapinto (EUA), Kanoa Igarashi (JPN), Seth Moniz (HAV)

3 Jack Robinson (AUS), Ryan Callinan (AUS), Samuel Pupo (BRA)

4 John John Florence (HAV), Ramzi Boukhiam (MAR), João Chianca (BRA)

5 Jordy Smith (AFR), Barron Mamiya (HAV), Imaikalani deVault (HAV)

Gabriel Medina (BRA), Rio Waida (IDN), Leonardo Fioravanti (ITA)

Italo Ferreira (BRA), Crosby Colapinto (EUA), Liam O’Brien (AUS)

8 Yago Dora (BRA), Jake Marshall (EUA), Matthew McGillivray (AFR)

Clique aqui e confira ranking atual do CT 2024. 

Fonte WSL

 

Exit mobile version