O último brasileiro a entrar no primeiro dia de competições do Rio Pro 2024 nesta quarta-feira (26) no Point de Itaúna, Saquarema (RJ), foi Samuel Pupo. Convidado neste ano, Samuel já foi vice do torneio em 2022. Pupo entrou no mar na bateria 3 da repescagem contra o norte-americano Griffin Colapinto.
Em um período difícil do mar, Samuel começou o duelo com uma boa direita, com variação de manobras para tirar 5.67 dos juízes. Griffin também fez o seu, pegou uma esquerda, executou rasgadas e finalizou a onda na junção com uma batida, rendendo 5.50 pontos.
Já na sequencia, Pupo vai em outra direita, manda rasgadas com potência e consegue mais um nota 5.40 e colocou pressão em Griffin. Mas Samuel seguiu agressivo, pegou outra onda, dessa vez para esquerda com tamanho, acerta duas fortes batidas e arranca 6.30.
Griffin ficou precisando de 6.47 para virar a bateria e conseguiu. Em uma série para esquerda, Colapinto executa três manobras, duas delas soltando muita água e ganha nota 7.00 dos juízes e virando o confronto.
A bateria ficou mais tranquila nos minutos finais, com Griffin segurando a vantagem e Samuel precisando de 6.21 para virar o duelo. Pupo tentou acertar a junção de outra esquerda com um tamanho, mas não conseguiu voltar da manobra.
Placar final: Griffin Colapinto 12.50 contra 11.97 de Samuel Pupo.