Na primeira semifinal masculina do Rio Pro 2024, Italo Ferreira duelou contra o norte-americano nas boas ondas de 2 metros de Itaúna, Saquarema (RJ). O Brabo, como Italo é conhecido, deu show e chegou na primeira final no Brasil. Ferreira abriu a bateria com fome, já achando uma série para direita e mandou um aéreo com rotação perfeita de backside. O voo rendeu 9.00 pontos.
Griffin, já em desvantagem no início, foi buscar sua primeira nota. Também com uma onda para direita, Colapinto executou um aéreo de frontside e tirando 7.17. Vendo seu adversário reagindo, Italo foi atrás de mais uma onda, dessa vez para esquerda, onde acertou uma rasgada na parede limpa e antes do lip cair, sobe para finalizar com um floater. Os juízes deram ao potiguar nota 7.60.
O norte-americano se viu numa situação complicada, precisando de 9.43 para a virada. Griffin corre atrás do prejuízo, acelera em uma direita com tamanho, voa alta e recebe 7.10. Faltando menos de 10 minutos para o fim da bateria, Italo, mesmo com boa vantagem e com a prioridade, ficou na cola de Griffin para não deixá-lo à vontade.
A estratégia deu e Italo chegou na sua primeira final em etapas no Brasil. Placar final: 16.60 para Italo Ferreira contra 14.27 de Griffin Colapinto.