O segundo dia de competições do Rio Pro 2024 começou nesta quinta-feira (27) com séries de até 3 metros e bastante mexido por conta do vento maral no Point de Itaúna, Saquarema (RJ). E o primeiro brasileiro a entrar na água foi Italo Ferreira nas oitavas de final contra o indonésio Rio Waida, que deu show para chegar às quartas.
Em um mar bem difícil, Italo iniciou o duelo bem agressivo numa esquerda da série, soltou muita água depois de uma rasgada e bateu forte na junção. Os juízes abriram os trabalhos soltando 7.83. Logo na sequencia, Ferreira vai para outra esquerda com tamanho e voa alto, completa e ainda dá uma batida para finalizar, o que rendeu a ele 8.50. A segunda nota colocou Rio em combinação.
Isso tudo rolou com menos de 10 minutos de bateria. Nesse período do embate, Waida tinha feito apenas duas notas, 1.00 e 2.17. O indonésio mostrou muita dificuldade no mar de Saquarema.
O campeão mundial de 2019 ficou a procura da nota para substituir o 7.83 e conseguiu. Em mais uma esquerda da série, com volume, a parede se apresentou e Italo executou uma rasgada e mandou outro aéreo para finalizar. Os árbitros deram 9.00 pela performance. Com a combinação das notas no critério excelente, Ferreira praticamente selou o confronto e passou a administrar.
Rio Waida ainda melhorou um pouco o somatório, conseguindo uma nota baixa (2.83). Waida precisava de duas notas excelentes para tentar entrar no jogo novamente, mas já era tarde. Faltando 9 minutos para o fim, Waida achou sua melhor onda no duelo, onde dropa uma esquerda da série, emenda duas batidas e tira 7.87 e ficou precisando de 9.63 para a virada.
A reação de Rio parou por aí e Italo se classificou para às quartas de final. Placar final: 17.50 Italo Ferreira contra 11.70 Rio Waida.