A quarta brasileira a entrar na água nesta quarta-feira (26) no Point de Itaúna, Saquarema (RJ), foi Luana Silva. Ela competiu na última bateria do Round 1 Feminino e não decepcionou, avançando às quartas de final do Rio Pro 2024. Convidada para o evento, Luana enfrentou a costarriquenha Brisa Hennessy e a havaiana Gabriela Bryan.
Ao contrário dos confrontos anteriores, as mulheres pegaram bastante ondas, adotando uma estratégia mais agressiva. Logo na primeira onda, Luana conseguiu executar rasgadas e batidas, alcançando 4.33 pontos. Brisa também pegou uma onda e fez 4.30, mostrando que a bateria seria acirrada. Gabriela pegou sua primeira onda depois das adversárias e fez 5.33, liderando o confronto por alguns minutos.
Brisa respondeu com mais uma onda, somando 3.73 pontos e assumindo a liderança. Na metade do confronto, Luana encontrou uma boa série de ondas, executou quatro manobras de alto nível e finalizou com perfeição, conseguindo a maior nota do evento até então: 6.83 pontos, virando a bateria.
A disputa esfriou por alguns minutos, mas voltou a pegar fogo no final. Luana se manteve na liderança, mesmo com Gabriela Bryan pegando mais uma onda e executando boas manobras em sua terceira onda, mas a nota (3.97) não foi suficiente para a virada.
Nos últimos minutos, Brisa encontrou uma onda boa na parte de baixo, executou quatro manobras e finalizou com estilo, vibrando com a performance, mas sem conseguir alcançar a liderança. Os juízes deram a nota 5.40 para Brisa, que precisaria de 6.89 pontos para avançar.
Placar final: Luana Silva 11.16, contra 9.70 da Brisa Hennessy e 9.30 da Gabriela Bryan.