A segunda brasileira a entrar na água em Saquarema nesta quarta-feira (26) foi a convidada Sophia Medina. A irmã do tricampeão mundial Gabriel Medina pegou uma bateria difícil logo de início, enfrentando a atual campeã mundial, a norte-americana Caroline Marks, e a havaiana Bettylou Sakura Johnson.
As atletas precisaram ter estratégia para escolher as melhores ondas, que ainda estavam difíceis para a leitura. Caroline e Bettylou largaram na frente, aproveitando as melhores ondas de Itaúna. Marks utilizou seu frontside para liderar a bateria com duas notas, 5.67 e 4.50, o que lhe deu tranquilidade.
Bettylou também pegou duas ondas, mas que renderam notas mais baixas, ocupando a segunda colocação na bateria durante a maior parte do tempo, com 3.33 e 1.93. Sophia demonstrava nervosismo, não conseguindo executar bem o seu surfe e obtendo apenas 1.50 e 0.50 na bateria.
Faltando 10 minutos para o fim, Marks encontra mais uma onda na bateria, utiliza seu frontside com maestria, executa boas manobras e conquista a maior nota do confronto até então, 6.00 pontos. Logo em seguida, Sophia pega sua primeira boa onda, realiza uma rasgada, mas não consegue finalizar a manobra, obtendo 1.93.
Com apenas 6 minutos restantes, Medina encontra outra onda, executa uma rasgada e finaliza com uma batida firme na junção, conquistando 2.90 pontos dos juízes. Sophia e Bettylou agora encaram a repescagem, já Caroline segue para as quartas de final.
Placar final: Caroline Marks 11.67, contra 5.26 de Bettylou Sakura Johnson e 4.83 da Sophia Medina.