Campeão do Rio Pro em 2022, Yago Dora segue na disputa pelo bicampeonato no Point de Itaúna, Saquarema (RJ). O surfista brasileiro voltou ao mar de 2 metros de face para enfrentar o sul-africano Jordy Smith na bateria 2 das semifinais. A bateria foi equilibrada, com alternância na liderança.
Já na primeira onda do confronto, Dora pegou uma esquerda mais embaixo, acelerou para mandar duas rasgada e finalizou com uma batida na junção. O desempenho rendeu 7.83 pontos.
Jordy reagiu ao pegar uma série para esquerda, onde mandou cinco manobras de backside e arrumou 8.40 dos juízes. Depois de poucos minutos sem movimentação, Smith faz uma segunda nota baixa (2.90) para passar à frente. Yago retomou o primeiro lugar depois de pegar uma esquerda, onde conseguiu executar uma rasgada, um aéreo passando a sessão e uma batida para finaliza, rendendo 5.67.
Com o período elétrico de reviravolta e a retomada da liderança pelo Yago, Jordy ficou precisando de uma nota 5.10 para retomar o primeiro lugar. E conseguiu. O sul-africano achou uma onda que conectou até o inside, onde mandou dois aéreos, três rasgadas e finalizou com uma batida. Os juízeram deram 5.83.
Nos minutos finais, Yago achou uma série para esquerda, acelerou e voou alto para completar e pegar o primeiro lugar novamente com 7.97 pontos. Sem prioridade, Dora buscou alterar a menor nota (7.83) e deu show. Em mais uma esquerda, Yago fez um arco perfeito e foi para junção com um layback: 9.33 pontos. Com isso, deu números finais ao confrondo.
Placar final: 17.30 de Yago Dora contra 14.23 de Jordy Smith.