E deu Havaí na categoria feminina do Rio Pro. Carissa Moore anotou 9.50 pontos no último minuto da final, virou pra cima da francesa Johanne Defay e ficou com o troféu de campeã da etapa. A líder do ranking errou duas finalizações importantes ao longo da disputa, chegou perto do fim na necessidade de 6.41, usou a prioridade, bateu forte duas vezes e levou a melhor.
A final aconteceu em ondas de 1 metro com séries maiores no Point de Itaúna, Saquarema (RJ). As duas começaram com notas fracas. Na sequência, aos cinco minutos, a havaiana fez quatro manobras de backside, sendo uma batida e uma rasgada as melhores. Ela conquistou 5.50 pontos. Johanne não demorou a dar uma resposta. Três minutos depois a francesa também fez um ataque de backside, rasgou com pressão, fez um cutback e mais uma rasgada sem muita expressão. A nota foi 4.50.
Até os 12 minutos a bateria estava praticamente empatada. Então Carissa trocou de nota. Ela surfou uma esquerda, bateu e deu outra pancada forte, mas errou. A nota foi 5.40 pontos. Dois minutos depois Johanne fez cinco manobras numa esquerda, sendo duas rasgadas e três batidas. Ela conquistou 7.50 e deixou a havaiana na necessidade de 6.51.
A havaiana tentou a virada quando restavam 12 minutos para o fim. Ela usou o direito de escolha de onda, dropou uma esquerda, rasgou e bateu com violência, mas caiu na volta da manobra. Mesmo com o erro ela anotou 5.40 pontos.
Carissa voltou a atuar quando restavam seis minutos. Ela fez duas manobras fortes numa onda intermediária e anotou 5.93 pontos. Johanne também trocou de nota. Com 4.83 ela deixou a havaiana na necessidade de 6.41.
O tempo passou, até que no minuto final Carissa foi para o tudo ou nada. Ela usou a prioridade, entrou numa esquerda da série e executou duas batidas contundentes. A nota não demorou a ser divulgada. Os 9.50 pontos deram a virada e o título do Rio Pro para a havaiana, que segue mais líder do que nunca no ranking. Ela é a primeira surfista da categoria feminina já garantida no WSL Finals, que acontece em setembro na Califórnia (EUA).
Rio Pro 2022
Semifinais masculinas
1 Samuel Pupo (BRA) 11.44 x 10.83 Italo Ferreira (BRA)
2 Filipe Toledo (BRA) x Yago Dora (BRA)
Semifinais femininas
1 Johanne Defay (FRA) 12.16 x 9.67 Gabriela Bryan (HAV)
2 Carissa Moore (HAV) 14.60 x 11.77 Tatiana Weston-Webb (BRA)
Final
Campeã Carissa Moore (HAV) 15.43
Vice-campeã Johanne Defay (FRA) 12.33