Mateus Herdy é o primeiro brasileiro classificado para as quartas de final do Rio Pro. O convidado para a etapa se adaptou melhor às difíceis condições para o surfe no Point de Itaúna, Saquarema (RJ). Na manhã desta segunda-feira (27) o pico funciona com ondas irregulares e balançadas de cerca de 1,5 metro, a maioria quebrando para a esquerda.
Mateus ficou muito ativo na primeira bateria das oitavas, e na sexta onda, aos dez minutos, conseguiu 5.67 pontos, com uma rasgada e uma batida de backside. Até aquele momento Jack Robinson tinha apenas notas fracas e precisava de 7.07.
O brasileiro seguiu ativo e o australiano tentou entrar no jogo. Aos 25 minutos Jack conquistou 4.67 pontos, com duas batidas numa esquerda, e três minutos depois anotou 4.34 numa direita.
Mas Mateus tratou de aumentar a diferença para Jack. Restando cinco minutos ele fez mais duas manobras, marcou 6.07 pontos e deixou o aussie na necessidade de 7.07. O tempo passou e quando restavam cinco segundos Jack dropou uma esquerda da série. Ele bateu forte duas vezes e aumentou a tensão na praia. Alguns minutos depois a nota saiu e os 7.00 pontos não deram a virada. Mateus seguiu para as quartas e Jack se despediu do Rio Pro em nono lugar.
Rio Pro 2022
Oitavas de final masculinas
1 Mateus Herdy (BRA) 11.74 x 11.67 Jack Robinson (AUS)
2 Caio Ibelli (BRA) x Samuel Pupo (BRA)
3 Italo Ferreira (BRA) x Michael Rodrigues (BRA)
4 Miguel Pupo (BRA) x Nat Young (EUA)
5 Filipe Toledo (BRA) x Miguel Tudela (PER)
6 Connor O’Leary (AUS) x Matthew McGillivray (AFR)
7 Ethan Ewing (AUS) x Yago Dora (BRA)
8 Callum Robson (AUS) x Jackson Baker (AUS)
Semifinais femininas
1 Johanne Defay (FRA) x Gabriela Bryan (HAV)
2 Carissa Moore (HAV) x Tatiana Weston-Webb (BRA)