O Brasil classificou seis surfistas para as quartas de final masculinas do Rio Pro. O último foi Yago Dora. Ele atacou as esquerdas do Point de Itaúna, Saquarema (RJ), com força e venceu o australiano Ethan Ewing na sétima bateria das oitavas.
Ethan abriu o confronto com uma nota no critério excelente. O australiano fez duas manobras fortes de backside e conquistou 8.17 pontos. O aussie colocou mais 5.83 no somatório aos oito minutos. Ele rasgou e bateu de backside. Yago surfou a esquerda seguinte da mesma série, bateu pra ganhar uma seção, rasgou forte e deu uma pancada potente na junção. O brasileiro recebeu 7.23 e diminuiu a diferença no placar.
Yago assumiu a liderança aos 12 minutos de disputa. Ele pegou uma esquerda intermediária, bateu, fez um layback e executou outra pancada, dessa vez na junção. O brazuca marcou 6.81 pontos e deixou Ethan na necessidade de 5.93.
As melhores ondas passaram a surgir com menos frequência no Point de Itaúna, e o australiano só surfou mais três até o final da bateria de 35 minutos. Na melhor apresentação, ele bateu de backside, rasgou sem muita inversão de prancha e errou a junção, queda que pode ter decidido o resultado do confronto. A nota foi 3.50 pontos.
Yago avançou para as quartas de final e espera o resultado da bateria entre os australianos Callum Robson e Jackson Baker para conhecer o adversário nas quartas. Além dele, Mateus Herdy, Samuel Pupo, Italo Ferreira, Miguel Pupo e e Filipe Toledo também estão na fase dos oito melhores da competição masculina. Ethan se despediu do Rio Pro em nono lugar.
Rio Pro 2022
Oitavas de final masculinas
1 Mateus Herdy (BRA) 11.74 x 11.67 Jack Robinson (AUS)
2 Samuel Pupo (BRA) 17.00 x 8.50 Caio Ibelli (BRA)
3 Italo Ferreira (BRA) 14.17 x 8.10 Michael Rodrigues (BRA)
4 Miguel Pupo (BRA) 15.00 x 9.94 Nat Young (EUA)
5 Filipe Toledo (BRA) 13.56 x 9.44 Miguel Tudela (PER)
6 Connor O’Leary (AUS) 15.94 x 12.44 Matthew McGillivray (AFR)
7 Yago Dora (BRA) 14.10 x 14.00 Ethan Ewing (AUS)
8 Callum Robson (AUS) x Jackson Baker (AUS)
Quartas de final
Em formação
1 Mateus Herdy (BRA) x Samuel Pupo (BRA)
2 Italo Ferreira (BRA) x Miguel Pupo (BRA)
3 Filipe Toledo (BRA) x Connor O’Leary (AUS)
4 Yago Dora (BRA) x
Semifinais femininas
1 Johanne Defay (FRA) x Gabriela Bryan (HAV)
2 Carissa Moore (HAV) x Tatiana Weston-Webb (BRA)