O Rip Curl WSL Finals começou com a categoria feminina e com vitória da França. Johanne Defay achou as melhores ondas na bateria de 35 minutos, enquanto a australiana Stephanie Gilmore não entrou em sintonia com o pico de Trestles, na Califórnia (EUA), e foi eliminada.
Stephanie só surfou direitas, e muitas com a parede espumada e balançando. A australiana não conseguiu completar nenhuma onda. Já a francesa optou também por surfar esquerdas e foi formando seu somatório.
Johanne colocou 5.67 pontos aos dez minutos de confronto, com três manobras numa esquerda. Depois aumentou a distância no placar com outra esquerda, que foi longa, porém sem manobras expressivas, que valeu 4.17. Mas o golpe final veio quando restavam apenas cinco minutos para o término do duelo. A surfista soltou três rasgadas, mais uma batida na junção de uma direita, e colocou mais 6.50 pontos no somatório.
Naquele momento a australiana necessitava de 8.67 pontos para reveter o placar. Stephanie ficou mais ativa, porém continuou errando as manobras e se despediu do evento.
Assista às disputas do Rip Curl WSL Finals ao vivo aqui no Waves.