No início desta semana, a World Surf League divulgou os confrontos da primeira fase do Oi Rio Pro, próxima etapa do Championship Tour 2019. Restam apenas dois wildcards. Um deles pode ser Caio Ibelli, que também está na expectativa para substituir algum atleta contundido, enquanto o outro sairá de uma triagem promovida pela Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro.
A triagem terá um total de oito atletas, começando pelas semifinais. Inicialmente, as disputas estão programadas para 19 de junho, um dia antes da janela de espera do evento, que vai de 20 a 28 de junho.
Em conversa com o Waves, o presidente da FESERJ, Guilherme Aguiar, revelou que a Barrinha também pode ser uma opção – assim como o Point de Itaúna -, caso as condições do mar agradem e a estrutura do Oi Rio Pro no pico alternativo esteja pronta. Porém, a aprovação dependeria da WSL South America.
Os participantes serão dois atletas indicados pela WSL South America, dois escolhidos por entidades nacionais (ABRASP e CBSurf), dois selecionados pela FESERJ e dois apontados pela ASS, entidade local de Saquarema.
Pela WSL South America, o Waves apurou que devem ser chamados o campeão mundial Pro Junior Mateus Herdy e o atual campeão sul-americano Wesley Santos.
A ABRASP será representada pelo campeão do seu circuito em 2018, Krystian Kymerson, enquanto a CBSurf terá a presença do seu vice-campeão Bino Lopes, que herdou a vaga do Top da elite mundial Jadson André, campeão no ano passado.
Pela FESERJ, competem Jerônimo Vargas – melhor carioca no Qualifying Series em 2018 – e João Chianca, campeão estadual na última temporada.
Já Associação de Surf de Saquarema fará uma pré-triagem neste sábado (8/6), provavelmente na praia de Itaúna.
Participam da prova os locais Raoni Monteiro, Leo Neves, Valentin Neves, Daniel Templar, Yan Guimarães, Artur Máximo, Lucas Chumbo e Kauai Marinho.
Em depoimento concedido ao Waves, o presidente da FESERJ falou sobre o critério utilizado pela entidade para promover a triagem. “Essa vaga é concedida pelo evento para a FESERJ, que decidiu prestigiar as principais entidades que regem o surfe na região”, explica Guilherme Aguiar.
Primeira fase do Oi Rio Pro
1 Kanoa Igarashi (JAP), Peterson Crisanto (BRA) e Ricardo Christie (NZL)
2 Gabriel Medina (BRA), Adrian Buchan (AUS) e Jadson André (BRA)
3 Kolohe Andino (EUA), Mikey Wright (AUS) e Soli Bailey (AUS)
4 Filipe Toledo (BRA), Yago Dora (BRA) e Adriano de Souza (BRA)
5 Italo Ferreira (BRA), Sebastian Zietz (HAV) e wildcard
6 John John Florence (HAV), Deivid Silva (BRA) e wildcard
7 Jordy Smith (AFR), Willian Cardoso (BRA) e Ezekiel Lau (HAV)
8 Julian Wilson (AUS), Michael Rodrigues (BRA) e Griffin Colapinto (EUA)
9 Conner Coffin (EUA), Kelly Slater (EUA) e Jack Freestone (AUS)
10 Owen Wright (AUS), Seth Moniz (HAV) e Leo Fioravanti (ITA)
11 Ryan Callinan (AUS), Wade Carmichael (AUS) e Jessé Mendes (BRA)
12 Jeremy Flores (FRA), Michel Bourez (PLF) e Joan Duru (FRA)