Ethan Ewing comandou as ações na primeira bateria do Surf City El Salvador Pro. O australiano surfou apenas três ondas na disputa, marcou duas notas na casa dos sete pontos e venceu com folga. Kelly Slater (2º) e Matthew McGillivray (3º) caíram para a repescagem.
Kelly foi o mais ativo da bateria. O norte-americano surfou sete ondas no total. Na primeira anotou 4.00 pontos e na segunda acho partes mais íngremes e colocou mais 5.50 no somatório. Matthew entrou em ação aos 9 minutos. O sul-africano pegou uma direita que teve um início rápido. Ele passou a primeira seção e depois fez ataques agressivos em sequência para marcar 6.50.
Ethan pegou sua primeira onda aos 13 minutos. O australiano fez uma curva curta, passou a seção, depois executou uma rasgada forte, seguida de outra curva mais alongada e três batidas, uma com reverse. Ethan conquistou 7.50 pontos.
Kelly (6.07. 0.67 e 4.87) e Matthew (4.67) voltaram a atuar antes dos dez minutos finais. O norte-americano ficou na frente do placar, e o sul-africano necessitava de 5.67 pontos.
Na necessidade de 4.07 pontos para vencer, Ethan fez o uso da prioridade quando restavam 7 minutos. O australiano executou cinco manobras. Ele começou com uma rasgada alongada e veloz, depois bateu sem muita expressão, executou um cutback, um snap potente e finalizou a performance com um reverse. Com a nota 7.87 ele deixou Kelly (9.30) e Matthew (8.87) na necessidade de notas no critério excelente. Matthew ainda tentou extrapolar, mas errou logo no início da apresentação. Kelly ainda trocou de nota (5.53) e terminou a bateria em segundo lugar. Ele e Matthew caíram para a repescagem.
Ver essa foto no Instagram
Surf City El Salvador Pro 2023
Round 1 Masculino
1 Ethan Ewing (AUS) 15.37 x Kelly Slater (EUA) 11.60 x Matthew McGilivray (AFR) 11.17
2 Filipe Toledo (BRA) x Caio Ibelli (BRA) x Ian Gentil (HAV)
3 João Chianca (BRA) x Jordy Smith (AFR) x Seth Moniz (HAV)
4 Griffin Colapinto (EUA) x Callum Robson (AUS) x Bryan Perez (ELS)
5 Jack Robinson (AUS) x Connor O’Leary (AUS) x Rio Waida (IDN)
6 Gabriel Medina (BRA) x Italo Ferreira (BRA) x Liam O’Brien (AUS)
7 John John Florence (HAV) x Leonardo Fioravanti (ITA) x Barron Mamiya (HAV)
8 Ryan Callinan (AUS) x Yago Dora (BRA) x Kanoa Igarashi (JAP)
Round 1 Feminino
1 Caroline Marks (EUA) x Caitlin Simmers (EUA) x Gabriela Bryan (HAV)
2 Carissa Moore (HAV) x Lakey Peterson (EUA) x Leilani McGonagle (CRI)
3 Tyler Wright (AUS) x Stephanie Gilmore (AUS) x Johanne Defay (FRA)
4 Molly Picklum (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)