Surf City El Salvador Pro

Filipe é finalista

Filipe Toledo marca duas notas no critério excelente na primeira semifinal masculina, elimina Ian Gentil e garante vaga na decisão do Surf City El Salvador Pro.

Filipe Toledo está em sua segunda final em El Salvador.

O Brasil está na decisão do Surf City El Salvador Pro. Finalista em 2022, Filipe Toledo conquistou duas notas na casa dois oito pontos na primeira semifinal masculina e eliminou o havaiano Ian Gentil, que se despediu da prova em terceiro lugar. Adversário de Filipe sai do duelo entre o norte-americano Griffin Colapinto e o australiano Liam O’Brien.

A bateria aconteceu em ondas um pouco irregulares de até 1 metro em Punta Roca. Filipe começou a disputa de 35 minutos com duas ondas fracas. Ian atuou aos quatro minutos e soltou quatro manobras, sendo duas batidas as melhores. Ele colocou 5.50 pontos no somatório. O brasileiro deu a resposta logo depois. Ele fez boas rasgadas, além de batidas, e foi pra liderança com 6.50 pontos.

Ian trabalhou bem para voltar para a primeira posição. Primeiro ele surfou uma onda curta, mas na seguinte fez um bom trabalho. No início da atuação ele quase caiu, porém na sequência foi para um aéreo com rotação e acertou. Ele necessitava de 3.51 pontos para virar e marcou 5.27.

Logo depois, aos 14 minutos, Filipe retomou a liderança e se distanciou do adversário. O brasileiro voou alto com reverse, fez dois cutbacks e executou uma pancada na junção. Ele bateu no peito para comemorar a atuação. A nota foi 8.00 pontos. Com isso o havaiano passou a necessitar de 9.00 para vencer.

Os dois surfistas seguiram ativos e Filipe decolou duas vezes quando restavam seis minutos para praticamente carimbar seu passaporte para a final. Ele marcou 8.67 pontos. Precisando de 16.67 pra vencer, Ian destruiu uma direita no minuto seguinte. O havaiano voou num Alley Oop, depois rasgou, bateu e atingiu a junção com violência. A atuação valeu 8.60. Ele então ficou com três minutos para conquistar 8.08 pontos.

Perto do último minuto o brasileiro deixou uma onda para o havaiano, mas ele caiu num aéreo. Filipe pegou a direita seguinte da mesma série, mas caiu na finalização e não trocou de nota. Ian voltou rápido para o pico, porém não teve mais oportunidade e foi eliminado.

Surf City El Salvador Pro 2023

Semifinais masculinas

1 Filipe Toledo (BRA) 16.67 x 14.87 Ian Gentil (HAV)

2 Griffin Colapinto (EUA) x Liam O’Brien (AUS)

Final

Filipe Toledo (BRA) x

Semifinais femininas

1 Tyler Wright (AUS) 12.74 x 11.10 Stephanie Gilmore (AUS)

2 Caroline Marks (HAV) 14.00 x 11.17 Carissa Moore (HAV)

Final

1 Tyler Wright (AUS) x Caroline Marks (HAV)

Exit mobile version