Griffin Colapinto deu o primeiro passo em busca da segunda vitória no Surf City El Salvador Pro. O norte-americano sofreu pressão do local Byan Perez, mas decolou alto venceu com a primeira nota no critério excelente da etapa. O australiano Callum Robson ficou em último lugar.
Griffin (5.33) e Bryan (5.00) começaram com notas na casa dos cinco pontos. Com dez minutos de duelo o salvadorenho atacou uma direita com rasgadas, batidas e aéreo para colocar 7.00 pontos no somatório e assumir a liderança.
Griffin deu a resposta cinco minutos depois. O líder do ranking fez quatro manobras linkadas e anotou 7.57 para pegar a primeira posição. O norte-americano voltou a trocar de nota dois minutos depois (6.60) e deixou Bryan na necessidade de 7.18.
O local de Punta Roca surfou novamente aos 19 minutos. Bryan executou um layback forte, fez uma batida poderosa, rasgou com pressão, depois fez mais algumas curvas e voou com reverse na parte pequena da onda. O surfista marcou 7.17 pontos e ficou empatado no placar, porém em segundo lugar por motivo de o adversário ter maior nota no confronto.
O norte-americano desempatou a disputa dez minutos depois. Griffin manobrou forte jogando as quilhas por cima do lip e voou jogando a rabeta bem acima da crista. Ele ainda fez uma rasgada curta e depois caiu na tentativa de uma batida. A nota foi 7.60.
Bryan passou a necessitar de 8.00 pontos para superar Griffin no placar. Entrou uma boa série e Bryan foi numa direita. O atleta fez bons ataques e bateu na trave ao marcar 7.93. Mas o norte-americano voltou a mostrar serviço. Perto do fim, ele decolou alto com rotação e conquistou a primeira nota no critério excelente do Surf City El Salvador Pro 2023 (8.60) para garantir a vitória. Bryan ficou em segundo lugar. O australiano Callum Robson chegou a dar um gás com duas notas na casa dos seis pontos (6.83 e 6.10), mas em nenhum momento ameaçou os adversários.
Surf City El Salvador Pro 2023
Round 1 Masculino
1 Ethan Ewing (AUS) 15.37 x Kelly Slater (EUA) 11.60 x Matthew McGilivray (AFR) 11.17
2 Filipe Toledo (BRA) 15.76 x Ian Gentil (HAV) x 11.60 x Caio Ibeli (BRA) 6.06
3 Seth Moniz (HAV) 11.73 x João Chianca (BRA) 11.67 x Jordy Smith (AFR) 11.20
4 Griffin Colapinto (EUA) 16.20 x Bryan Perez (ELS) 15.10 x Callum Robson (AUS) 12.93
5 Jack Robinson (AUS) x Connor O’Leary (AUS) x Rio Waida (IDN)
6 Gabriel Medina (BRA) x Italo Ferreira (BRA) x Liam O’Brien (AUS)
7 John John Florence (HAV) x Leonardo Fioravanti (ITA) x Barron Mamiya (HAV)
8 Ryan Callinan (AUS) x Yago Dora (BRA) x Kanoa Igarashi (JAP)
Round 1 Feminino
1 Caroline Marks (EUA) x Caitlin Simmers (EUA) x Gabriela Bryan (HAV)
2 Carissa Moore (HAV) x Lakey Peterson (EUA) x Leilani McGonagle (CRI)
3 Tyler Wright (AUS) x Stephanie Gilmore (AUS) x Johanne Defay (FRA)
4 Molly Picklum (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)