Filipe Toledo está nas quartas de final do Surf Ranch Pro. O atual campeão da etapa marcou notas no critério excelente em atuações de frontside, venceu a segunda bateria do evento e garantiu lugar nas quartas de final. O convidado para a prova, Cole Houshmand (2º), e Connor O’Leary (3º) caíram para a repescagem. Callum Robson terminou na última posição e foi eliminado.
O brasileiro começou dando show. Filipinho fez uma apresentação perfeita, com variação de manobras, curvas e ataques verticais agressivos e aéreo na parte final da direita. A performance valeu 8.83 pontos, a maior nota da etapa até o momento. A atuação na esquerda não foi tão boa quanto na direita. Ele apresentou um surfe limpo, chegou duro em alguns momentos e aliviou em outros. No final ele tentou voar, mas errou a manobra. A atuação valeu 6.90.
Filipe foi pra sua segunda direita com a missão de trocar a nota 8.83 pontos conquistada na primeira apresentação. O atual campeão mundial teve uma performance diferente, voou com reverse no meio da onda e executou um Club Sandwich após o segundo canudo, porém a nota 8.77 não entrou no somatório, já que o placar é formado pela melhor direita e a melhor esquerda.
De acordo com a regra, os piores classificados no ranking surfam primeiro. Por por esse motivo o brasileiro, atual vice-líder, foi para a última onda com a vitória já garantida. Ainda assim ele trocou de nota pra esquerda (7.20) e venceu com 16.03 pontos no somatório.
Em segundo lugar no confronto ficou Cole Houshmand, convidado para a etapa por ser o melhor norte-americano no ranking do circuito Challenger Series (3º). Cole formou seu somatório com as últimas duas apresentações. Depois de três manobras e um tubo rápido e na boca, Cole fez uma sequência de pancadas retas e fortes na segunda direita e anotou 6.57 pontos.
O norte-americano apresentou uma pegada diferente em sua segunda esquerda. Cole foi mais agressivo e no meio da atuação voou com reverse. Ele ainda executou outras manobras e decolou no final com Alley Oop pra anotar 8.43 pontos. Mesmo assim ele não ultrapassou Filipinho, que até aquele momento tinha surfado apenas uma direita e uma esquerda.
Connor O’Leary ficou na terceira posição com duas notas na casa dos sete pontos. O australiano estreou no evento com seu forte ataque de backside. Apesar de não ter ficado muito fundo no primeiro tubo, o surfista emendou uma sequência de batidas verticais e agressivas e largou com 7.33 pontos.
A segunda atuação de frontside de Connor teve uma primeira metade sem muito destaque, e a parte final com mais variação e força nas manobras. O australiano finalizou a atuação com um aéreo reverse com pouca altura e anotou 7.37 pontos.
Em último na bateria ficou Callum Robson. O australiano só completou uma de suas quatro ondas, uma esquerda que valeu 6.00 pontos. Com o resultado Callum foi eliminado do Surf Ranch Pro.
Surf Ranch Pro 2023
Round 1 Masculino
1 Leonardo Fioravanti (ITA) 15.27 x Jordy Smith (AFR) 13.44 x Kelly Slater (EUA) 13.07 x Jack Robinson (AUS) 12.34
2 Filipe Toledo (BRA) 16.03 x Cole Houshmand (EUA) 15.00 x Connor O’Leary (AUS) 14.70 x Callum Robson (AUS) 8.67
3 João Chianca (BRA) x Caio Ibelli (BRA) x Matthew McGillivray (AFR) x Jett Schilling (EUA)
4 Griffin Colapinto (EUA) x Yago Dora (BRA) x Italo Ferreira (BRA) x Ian Gentil (HAV)
5 Ethan Ewing (AUS) x Ryan Callinan (AUS) x Barron Mamiya (HAV) x Kanoa Igarashi (JAP)
6 John John Florence (HAV) x Gabriel Medina (BRA) x Liam O’Brien (AUS) x Rio Waida (IDN)
Round 1 Feminino
1 Carissa Moore (HAV) x Caitlin Simmers (EUA) x Johanne Defay (FRA) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)
2 Tyler Wright (AUS) x Stepanie Gilmore (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA) x Alyssa Spencer (EUA)
3 Molly Picklum (AUS) x Caroline Marks (EUA) x Lakey Peterson (EUA) x Gabriela Bryan (HAV)