Surf Ranch Pro

João faz boa estreia

Líder do ranking, João Chianca vence terceira bateria do Surf Ranch Pro e escreve seu nome nas quartas de final. Caio Ibelli termina disputa em último lugar e é eliminado do evento.

0
João Chianca vence em sua primeira participação no Surf Ranch Pro.

Dois brasileiros já estão garantidos nas quartas de final do Surf Ranch Pro. Depois de Filipe Toledo se dar bem na segunda bateria do evento, João Chianca venceu a terceira disputa e também marca presença na fase dos oito melhores da categoria masculina. Caio Ibelli caiu nas quarto ondas que surfou, terminou em último lugar e foi eliminado.

João Chianca completou sua primeira onda no Surf Ranch Pro 2023, uma direita, porém com um erro que quase custou a apresentação. Ele estava bem, até que após o primeiro tubo quase ficou pra trás depois de uma batida. Chumbinho conseguiu corrigir o movimento, seguiu surfando e completou a direita com um layback. A atuação valeu 6.77 pontos.

O brasileiro também finalizou sua primeira esquerda. João não extrapolou em nenhuma seção, mas fez um surfe seguro para anotar 6.00 pontos. O atleta subiu o nível na segunda direita. O brazuca foi em busca de uma nota maior que 6.77 pontos, conquistada em sua primeira atuação. João cresceu a partir do tubo, que ele ficou fundo. A partir dali o líder do ranking colocou mais força nas manobras e variou o repertório para melhorar o somatório com 7.00 pontos.

João foi para a última apresentação da bateria com a vitória já garantida. A performance não foi tão expressiva, ele marcou 5.63 pontos e não trocou de nota.

O convidado para a etapa no lugar do lesionado havaiano Seth Moniz, Jett Schilling, atual número 5 do Challenger Series, ficou em segundo lugar na bateria. Suas melhores apresentações foram as duas últimas, quando marcou 5.37 pontos na direita e 7.00 na esquerda. Na melhor performance ele soltou várias manobras e evitou o tubo para voar de frontside com pouca altura.

Jett está na repescagem, assim como Matthew McGillivray. O sul-africano ficou em terceiro lugar com duas notas na casa dos 5 pontos. A melhor apresentação dele aconteceu na primeira direita e valeu 5.77 pontos, mesmo com o surfista perdendo um pouco a linha da onda e cometendo alguns erros.

Caio Ibelli teve uma fraca atuação. O brasileiro caiu nas quatro ondas e foi presa fácil para os adversários. Ele terminou na última posição e se despediu da etapa.

Surf Ranch Pro 2023

Round 1 Masculino

1 Leonardo Fioravanti (ITA) 15.27 x Jordy Smith (AFR) 13.44 x Kelly Slater (EUA) 13.07 x Jack Robinson (AUS) 12.34

2 Filipe Toledo (BRA) 16.03 x Cole Houshmand (EUA) 15.00 x Connor O’Leary (AUS) 14.70 x Callum Robson (AUS) 8.67

3 João Chianca (BRA) 13.00 x Jett Schilling (EUA) 12.37 x Matthew McGillivray (AFR) 10.77 x Caio Ibeli (BRA) 8.10

4 Griffin Colapinto (EUA) x Yago Dora (BRA) x Italo Ferreira (BRA) x Ian Gentil (HAV)

5 Ethan Ewing (AUS) x Ryan Callinan (AUS) x Barron Mamiya (HAV) x Kanoa Igarashi (JAP)

6 John John Florence (HAV) x Gabriel Medina (BRA) x Liam O’Brien (AUS) x Rio Waida (IDN)

Round 1 Feminino

1 Carissa Moore (HAV) x Caitlin Simmers (EUA) x Johanne Defay (FRA) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)

2 Tyler Wright (AUS) x Stepanie Gilmore (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA) x Alyssa Spencer (EUA)

3 Molly Picklum (AUS) x Caroline Marks (EUA) x Lakey Peterson (EUA) x Gabriela Bryan (HAV)