Deu Itália na primeira bateria do Surf Ranch Pro 2023. Leonardo Fioravanti fez três apresentações seguras, foi mais agressivo que os adversários nas direitas e esquerdas da piscina de Lemoore, Califórnia (EUA), venceu e garantiu vaga nas quartas de final da etapa. O sul-africano Jordy Smith (2º) e o norte-americano Kelly Slater (3º) caíram para a repescagem e o australiano Jack Robinson (4º) foi eliminado da competição.
Leo repetiu a nota 7.17 pontos nas duas apresentações iniciais, a primeira pra direita e a segunda pra esquerda. Na segunda atuação de frontside ele foi ainda melhor e chegou no critério excelente. O italiano fez rasgadas e batidas, ficou fundo na primeira seção do tubo, e voltou a voar com reverse, dessa vez com mais fluidez e facilidade para completar a manobra. A atuação valeu 8.10.
Jordy Smith começou a etapa com duas notas na casa dos cinco pontos (5.77 e 5.33). Na segunda rodada de atuações ele subiu o nível e melhorou pra esquerda (6.37) e pra direita (7.07). As atuações não valeram vaga nas quartas de final, porém evitou a eliminação. Ele ficou em segundo lugar.
O idealizador da piscina, Kelly Slater, fez a primeira apresentação do evento, para a direita. Ele executou curvas, pancadas e ficou fundo na primeira seção de tubo. O norte-americano chegou a sumir lá dentro, depois saiu e entrou novamente. A nota foi 6.67. Na primeira esquerda ele fez uma linha diferente, que teve até cutback, mas marcou apenas 5.50.
Kelly colocou mais pressão nas manobras na segunda performance pra direita. O norte-americano executou rasgadas mais fortes, inclusive invertendo a direção da prancha. Novamente ele ficou fundo na primeira seção de tubo e na saída do segundo tentou um Alley Oop. Ele voou com pouca altura e caiu na aterrissagem. A atuação valeu 7.20 pontos. Ele foi pra última onda, uma esquerda, precisando melhorar muito a atuação para vencer. A nota 5.87 deixou o surfista em terceiro lugar e ele caiu pra repescagem.
Jack Robinson voltou de lesão e fez um surfe sem destaque. Ele começou com duas notas 6.17 pontos e na segunda direita tentou ser mais agressivo. O australiano optou por ficar menos tempo no primeiro tubo para manobrar mais, porém a estratégia não deu certo. Ele ainda errou o aéreo no final da onda e recebeu apenas 5.17.
O australiano foi pra última apresentação em último lugar, na necessidade de trocar de nota para não ser eliminado. Jack atuou pra esquerda, mas na quinta manobra, uma batida, ele caiu e se despediu do Surf Ranch Pro 2023.
Surf Ranch Pro 2023
Round 1 Masculino
1 Leonardo Fioravanti (ITA) 15.27 x Jordy Smith (AFR) 13.44 x Kelly Slater (EUA) 13.07 x Jack Robinson (AUS) 12.34
2 Filipe Toledo (BRA) x Connor O’Leary (AUS) x Callum Robson (AUS) x Cole Houshmand (EUA)
3 João Chianca (BRA) x Caio Ibelli (BRA) x Matthew McGillivray (AFR) x Jett Schilling (EUA)
4 Griffin Colapinto (EUA) x Yago Dora (BRA) x Italo Ferreira (BRA) x Ian Gentil (HAV)
5 Ethan Ewing (AUS) x Ryan Callinan (AUS) x Barron Mamiya (HAV) x Kanoa Igarashi (JAP)
6 John John Florence (HAV) x Gabriel Medina (BRA) x Liam O’Brien (AUS) x Rio Waida (IDN)
Round 1 Feminino
1 Carissa Moore (HAV) x Caitlin Simmers (EUA) x Johanne Defay (FRA) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)
2 Tyler Wright (AUS) x Stepanie Gilmore (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA) x Alyssa Spencer (EUA)
3 Molly Picklum (AUS) x Caroline Marks (EUA) x Lakey Peterson (EUA) x Gabriela Bryan (HAV)