No próximo final de semana (27 e 28) acontece em Lemoore, Califórnia (EUA), a sexta etapa do CT 2023. Sete brasileiros competem no Surf Ranch Pro, competição que abre a segunda metade da temporada da WSL e que terá novo formato. Brasil defende a hegemonia na categoria masculina.
Antes realizado num formato de todos contra todos nas primeiras fases das categorias masculina e feminina, dessa vez o Surf Ranch Pro terá duelos definidos e também baterias durante a noite. A primeira fase terá seis confrontos masculinos e três femininos com quatro surfistas em cada. Todos terão direito de surfar duas direitas e duas esquerdas, e a maior nota para cada lado formará o somatório.
Apenas o primeiro colocado avançará direto para o domingo decisivo. Quem ficar em último lugar na bateria será eliminado. O segundo e terceiro colocados participarão de uma disputa noturna. No total, 12 homens e 6 mulheres terão direito a uma direita e uma esquerda, e apenas a melhor nota de cada um será computada. Apenas os dois primeiros da categoria masculina e a melhor da feminina avançaram para as finais.
O domingo decisivo terá duelos entre dois surfistas nas quartas, semi e final dos homens, e semi e decisão das mulheres. Os atletas surfarão duas direitas e duas esquerdas em cada bateria. Avança quem fizer o maior somatório com a melhor nota da direita e a maior da esquerda.
Brasileiros na etapa – Filipe Toledo é o primeiro brasileiro a entrar na piscina. Ele estreia na segunda bateria. Logo depois João Chianca e Caio Ibelli competem no mesmo duelo, o terceiro, assim como Italo Ferreira e Yago Dora, que estão na quarta disputa. A primeira fase masculina termina com Gabriel Medina e o havaiano John John Florence no sexto confronto. Entre as mulheres, Tatiana Weston-Webb está escalada para a segunda bateria ao lado das australianas Tyler Wright e Stephanie Gilmore, além da norte-americana Alyssa Spencer.
Filipe Toledo é o atual campeão do evento. Já Gabriel Medina tem duas vitórias no Surf Ranch e vem de um vice-campeonato.
Início marcado – O início do Surf Ranch Pro está marcado para às 11h (de Brasília) do próximo sábado.
Como assistir ao vivo – O Surf Ranch Pro 2023 será transmitido ao vivo pelo site WorldSurfLeague.com , além do Aplicativo e do Canal da WSL no YouTube. No Brasil, todas as etapas do CT também serão transmitidas ao vivo nos canais SporTV (por assinatura) e no Globoplay (plataforma de streaming).
Surf Ranch Pro 2023
Round 1 Masculino
1 Jack Robinson (AUS) x Leonardo Fioravanti (ITA) x Jordy Smith (AFR) x Kelly Slater (EUA)
2 Filipe Toledo (BRA) x Connor O’Leary (AUS) x Callum Robson (AUS) x Cole Houshmand (EUA)
3 João Chianca (BRA) x Caio Ibelli (BRA) x Matthew McGillivray (AFR) x Jett Schilling (EUA)
4 Griffin Colapinto (EUA) x Yago Dora (BRA) x Italo Ferreira (BRA) x Ian Gentil (HAV)
5 Ethan Ewing (AUS) x Ryan Callinan (AUS) x Barron Mamiya (HAV) x Kanoa Igarashi (JAP)
6 John John Florence (HAV) x Gabriel Medina (BRA) x Liam O’Brien (AUS) x Rio Waida (IDN)
Round 1 Feminino
1 Carissa Moore (HAV) x Caitlin Simmers (EUA) x Johanne Defay (FRA) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)
2 Tyler Wright (AUS) x Stepanie Gilmore (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA) x Alyssa Spencer (EUA)
3 Molly Picklum (AUS) x Caroline Marks (EUA) x Lakey Peterson (EUA) x Gabriela Bryan (HAV)