Saiu a primeira nota na casa dos nove pontos do Surf Ranch Pro 2023. O autor foi Yago Dora. O brasileiro fez excelente apresentação na quarta bateria da primeira fase e venceu com direito a 9.37 pontos, score conquistado com performance que teve três aéreos de frontside. Italo Ferreira e Griffin Colapinto caíram para a repescagem. Ian Gentil se despediu do evento.
Yago não usou a primeira seção de tubo da direita. O brasileiro optou por executar uma série de manobras, sendo várias batidas verticais de backside. O surfista pegou o segundo canudo e decolou com reverse sem ganhar muita altura para finalizar a performance. A atuação valeu 6.93 pontos.
A performance na primeira esquerda foi melhor. O único erro de Yago aconteceu no aéreo na última seção da onda. Até ali ele foi consistente nas manobras e executou um aéreo com reverse no meio da esquerda. A nota foi 7.77 pontos.
O brasileiro caiu da prancha na segunda direita, mas na última performance na disputa ele se destacou. O atleta fez uma apresentação especial, variou as manobras, aliou força e fluidez, e executou três aéreos. O ataque valeu 9.37 pontos, a maior nota do Surf Ranch Pro 2023 até o momento. Com o resultado ele garantiu vaga nas quartas de final.
Italo Ferreira ficou em segundo lugar no duelo. O campeão mundial de 2019 marcou uma nota na casa dos oito pontos e duas na casa dos sete. A melhor performance dele aconteceu na segunda direita, quando marcou 8.17 mesmo errando a última manobra. Na direita anterior ele havia marcado 7.50. Sua melhor esquerda valeu 7.00, quando ele surfou de maneira segura. Italo não radicalizou muito, mas fez uma linha interessante, além de boas curvas e ataques verticais. No final, após o tubo, voou com pouca altura e reverse.
O norte-americano Griffin Colapinto não venceu e garantiu vaga na repescagem com susto. Ele começou com 7.07 pontos na direita, mas depois caiu na esquerda (3.57). O atual número quatro do ranking melhorou um pouco o somatório trocando 7.07 por 7.30 na segunda direita, mas foi pra última onda precisando de 4.87 para não ser eliminado. Griffin surfou na ponta dos dedos, sem forçar os movimentos e marcou 6.50, terminando a disputa em terceiro lugar.
Ian Gentil ficou na última posição. O havaiano até fez bons ataques, mas também cometeu erros e não superou a casa dos seis pontos. Com o resultado ele foi eliminado do Surf Ranch Pro ainda na primeira fase.
Surf Ranch Pro 2023
Round 1 Masculino
1 Leonardo Fioravanti (ITA) 15.27 x Jordy Smith (AFR) 13.44 x Kelly Slater (EUA) 13.07 x Jack Robinson (AUS) 12.34
2 Filipe Toledo (BRA) 16.03 x Cole Houshmand (EUA) 15.00 x Connor O’Leary (AUS) 14.70 x Callum Robson (AUS) 8.67
3 João Chianca (BRA) 13.00 x Jett Schilling (EUA) 12.37 x Matthew McGillivray (AFR) 10.77 x Caio Ibeli (BRA) 8.10
4 Yago Dora (BRA) 16.30 x Italo Ferreira (BRA) 15.17 x Griffin Colapinto (EUA) 13.80 x Ian Gentil (HAV) 12.17
5 Ethan Ewing (AUS) x Ryan Callinan (AUS) x Barron Mamiya (HAV) x Kanoa Igarashi (JAP)
6 John John Florence (HAV) x Gabriel Medina (BRA) x Liam O’Brien (AUS) x Rio Waida (IDN)
Round 1 Feminino
1 Carissa Moore (HAV) x Caitlin Simmers (EUA) x Johanne Defay (FRA) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)
2 Tyler Wright (AUS) x Stepanie Gilmore (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA) x Alyssa Spencer (EUA)
3 Molly Picklum (AUS) x Caroline Marks (EUA) x Lakey Peterson (EUA) x Gabriela Bryan (HAV)