A etapa do CT 2023 realizada na piscina de ondas de Lemoore, Califórnia (EUA), está próxima de acontecer e o Surf Ranch tem sido o principal assunto no mundo do esporte dos reis. Mas o motivo não é só o evento. A possível realização de uma prova da WSL nos Emirados Árabes também entrou em pauta, já que um local de ondas artificiais com a mesma tecnologia estaria sendo construído no Oriente Médio.
A notícia sobre a construção de um Surf Ranch, que estaria acontecendo em Abu Dhabi, foi publicada no site StabMag.com, e logo levantou rumores sobre a ida dos melhores do mundo para os Emirados Árabes. E o mais impactante: o evento poderia até vir a ser o WSL Finals e decidir os campeões mundiais da temporada.
A piscina de ondas de Kelly Slater apareceu para o mundo em 2015 e no ano seguinte a WSL adquiriu a maior parte do negócio. Segundo a maior entidade do surfe mundial, o empreendimento é um sucesso e funciona com capacidade completa durante todo o tempo.
Nos anos seguintes a WSL divulgou planos de levar a tecnologia para outras partes do mundo, inclusive o Brasil, porém isso não aconteceu. Algum tempo depois o discurso mudou e a ideia passou a ser escolher locais de maneira seletiva.
Ainda segundo a reportagem da Stab, a WSL teria comprado um terreno por US$ 6,5 milhões em Cocoa Beach, Flórida (EUA), cidade natal de Kelly Slater, no ano de 2017, porém o alto nível do lençol freático inviabilizou a construção. O custo para construir o Surf Ranch foi estimado em US$ 30 milhões, mas não se sabe exatamente qual o preço para novos projetos com a tecnologia.
Ao contrário do que é falado pela WSL, segundo uma fonte da Stab, o Surf Ranch tem baixa demanda, e o motivo seria a pouca capacidade de produzir ondas. Enquanto a tecnologia WaveGarden é capaz de produzir por volta de até mil ondas por hora, a piscina de Lemoore gera entre 12 e 25.
A localização exata da construção do Surf Ranch nos Emirados Árabes ainda é incerta. Segundo informações, a piscina está sendo feita em Abu Dhabi, na Ilha Al Hudayriat. O lançamento pode acontecer nos próximos meses, porém ainda não existe nada de oficial, muito menos se o Oriente Médio pode sediar uma etapa da WSL nos próximos anos, apesar de ser essa a informação que circula nos bastidores. A ver…