O assunto do momento no mundo do surfe é a interferência cometida por Gabriel Medina sobre Caio Ibelli no CT de Portugal. O caso aconteceu após os dois surfarem a mesma onda, indo um para a direita e o outro para a esquerda. Apesar de a onda de Medina ter sido mais curta, Caio conseguiu voltar antes ao outside – na visão do juiz de prioridade -, e por isso ganhou o direito de surfar a próxima onda. Medina acreditou ter voltado antes e imaginou ter conquistado esse direito. Poucos minutos depois, os dois remaram juntos numa direita e Medina sofreu uma penalidade que foi determinante para sua eliminação.
Após o caso, a função do juiz de prioridade ganhou destaque. Mas, o que faz esse profissional? Ele tem ajuda de outras pessoas ou toma as decisões sozinho?
Pra explicar isso, o novo episódio da série “SURFE TV no Circuito Mundial”, que tem as análises do experiente Salvador Lamas, tem o assunto como tema.
* Salvador Lamas @salvador_lamas é ex-surfista profissional (integrante do SuperSurf), foi treinador da equipe peruana de surfe profissional e juiz do Circuito Brasileiro Profissional (ABRASP) e da WSL South America. Atualmente é treinador (Professor de Educação Física) e fabricante de cerveja artesanal (Ziege Zag).
Inscreva-se no canal Surfe TV e confira @surfetv no Instagram.
Direção, Produção e Edição: Carlos Matias
Imagens: Carlos Matias e WSL
Arte: André Bremer, Carlos Matias, Gabriel David e Mari Taboada.
Música: Hot Heat – Topher Mohr and Alex Elena
Apoio de mídia: Waves