Vice em Bells

Callum Robson, o rookie misterioso

Callum Robson é o mais novo surfista entre os homens do Circuito Mundial e único rookie que já está salvo do corte do meio da temporada.

Rip Curl Pro Bells Beach 2022

Rip Curl Pro Bells Beach 2022

Entre os vários novos nomes que entraram para o CT este ano, Callum Robson talvez seja um dos mais obscuros. Conhecido e admirado em Evans Head, na Austrália, de onde é natural, o mesmo não se pode dizer da sua popularidade fora de casa, onde muitos até nem sabem bem quem ele é.

Isso pode ter a ver com o fato de Robson não ter tido uma carreira particularmente chamativa. Teve alguns bons resultados em etapas Pro Junior – chegou a vencer uma etapa em Newcastle – mas competiu apenas dois anos nesse circuito (2017 e 2018) e de todas as etapas que fez, apenas uma foi fora da Austrália – o Taiwan Open World Junior Championships, em que ficou em 13º.

Consciente de que o seu nome era um mistério para muitos, Callum Robson tornou-se um pouco mais conhecido em janeiro, por conta de um vídeo produzido pela MySURF tv.

Naquele momento, já havia mais razões para se conhecer este surfista: ele já tinha estreado no Challenger Series com um quinto lugar na Califórnia, e depois disso um nono em Ericeira e um sétimo em Haleiwa.

O pior resultado foi um 17º na França. Robson terminou o Challenger Series na oitava posição do ranking e foi o atleta mais novo na categoria masculina a se qualificar para o CT 2022, com 21 anos.

Mas uma reputação leva tempo para consolidar e o jovem australiano ainda teria muito que provar. Já no circuito, as coisas não começaram nada mal para ele, com um nono lugar em Pipeline. Em Sunset Beach ficou em 17º, e em Peniche voltou a conseguir um nono. Foi em Bells Beach que mostrou realmente a que veio.

Ele foi responsável pela eliminação de Frederico Morais, no terceiro round. Depois, eliminou o wildcard Mick Fanning, um dos maiores nomes do surfe mundial e dono, ao lado de surfistas como Kelly Slater, do recorde de maior número de vitórias conseguidas por um homem em Bells Beach.

Nas quartas de final derrotou Miguel Pupo, e depois venceu Jack Robinson numa das semifinais mais acirradas. A final foi indiscutivelmente vencida por Filipe Toledo, mas Robson não deixou de lutar, e de qualquer forma o seu percurso ao longo do evento, e os nomes de peso que tirou do jogo pelo caminho, já falavam por si.

Para quem não estava prestando atenção em Callum Robson, agora é hora de se ligar. Depois do seu segundo lugar em Bells Beach, o surfista subiu nove posições no ranking do CT, e agora, com quatro etapas terminadas, está na sexta posição, a pouquíssimos pontos de distância de Barron Mamiya e Kelly Slater, empatados em quarto.

Muita coisa pode acontecer em Margaret River, mas já é certo que Robson terminará o evento entre os 22 primeiros lugares do ranking, com direito a competir após o corte de meio de temporada.

Isto porque, feitas as contas, os primeiros 13 colocados do ranking atualmente já estão matematicamente a salvo. Callum é o único rookie que se pode gabar disto, e temos assim a garantia de que o veremos na segunda metade do ano, e testemunharemos tudo o que ele ainda tem para dar.

Fonte Surf Total

Exit mobile version