O Rio Pro na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), chegou ao fim no último dia 1 de julho com vitória do Yago Dora. Com a conquista, Dora entra no grupo dos 5 melhores do ranking e corre atrás da vaga para o WSL Finals. Pelo feminino, a jovem Caitlin Simmers foi a campeã e também está no top 5. Mas não foi apenas a classificação dos surfistas que ficou mais acirrada.
O Vissla CT Shaper Ranking, implementado nesta temporada, também tem uma disputa acirrada pelas primeiras colocações. O primeiro lugar de Yago no Rio e os terceiros lugares de Carissa Moore e Caroline Marks foram fundamentais para o shaper Mayhem (Matt Biolos) continuar firme na liderança.
A marca norte-americana se distanciou ainda mais da australiana DHD, de Darren Handley, que teve a vice-colocação no Rio Pro com Ethan Ewing. A Sharp Eye do brasileiro Marcio Zouvi, usada pelo italiano Leo Fioravanti, chegou bem perto após a 5° lugar do atleta no evento.
Pyzel, que tem Tyler Wright vice-campeã no Rio, e John John Florence em terceiro, conseguiu ultrapassar a Channel Islands pela primeira vez neste ano, que não teve resultados significativos.
Como funciona o Vissla CT Shaper Ranking
Os shapers cujas pranchas são utilizadas por surfistas do CT são pontuados de acordo com as performances dos surfistas, a contar a partir das quartas de final de cada etapa. O ranking será fechado ao final da décima prova, no Taiti, antes das finais em Trestles.