A WSL anunciou nesta quarta-feira (9) que a sexta etapa do Championship Tour 2025, o Gold Coast Pro, inicialmente planejada para acontecer em Snapper Rocks, será transferida para Burleigh Heads. A decisão foi tomada após o ciclone Alfred causar impactos significativos no banco de areia e na praia de Snapper Rocks, o que tornou o pico inadequado para o CT. Depois de muitas conversas e avaliações foi confirmado que é extremamente improvável que a bancada se recupere a tempo do evento que acontece no próximo mês de maio, entre os dias 3 a 13.
O trecho de areia de Snapper Rocks até a Kirra – conhecido como “Super Bank” – é famoso por produzir diretas longas e perfeitas. No entanto, após cruzar o litoral da Gold Coast no início de março, o antigo ciclone tropical Alfred deixou um vale profundo onde as famosas ondas normalmente quebram, deixando o icônico super banco e a praia sem a areia necessária para sediar o evento do CT. Embora exista um sistema de desvio de areia em Snapper que funciona muito mais rápido do que em outras praias, a erosão ao longo da costa limitou a areia disponível para reposição.
“Snapper Rocks tem uma das ondas mais perfeitas do mundo, e mudar de local foi uma decisão extremamente difícil”, disse Andrew Stark, presidente da WSL nas regiões da Ásia e Austrália/Oceania. “Nossa prioridade é garantir condições de classe mundial para nossos atletas e fãs, e considerando o estado da margem em Snapper Rocks e a falta de tempo para repor a areia, estamos confiantes de que esta é a decisão certa para garantir o sucesso do Gold Coast CT 2025. Temos a sorte de ter na Gold Coast outro point break de direitas de classe mundial, logo acima da costa, com uma rica história na realização de eventos de surfe de elite, então transferiremos o evento deste ano para o icônico Burleigh Heads. Estamos ansiosos para celebrar este evento em uma comunidade rica em história do surfe. Somos gratos aos nossos parceiros da Experience Gold Coast & Tourism e Events Queensland, que nos apoiaram tanto para chegarmos a esta decisão. Estamos ansiosos para retornar a Snapper Rocks em 2026”
“Embora estejamos, é claro, desapontados por Snapper Rocks não sediar o tão aguardado retorno do Championship Tour em maio, sabemos que Burleigh é um point break de classe mundial que desafiará os melhores surfistas do mundo”, disse o CEO da Experience Gold Coast, John Warn. “Para os fãs de surfe, a mudança do Gold Coast Pro para Burleigh oferece uma oportunidade única e muito especial de assistir aos melhores surfistas do mundo batalharem em um dos destinos de surfe mais icônicos do mundo, repleto de história. Não há dúvidas de que nosso famoso Super Bank em Snapper retornará melhor do que nunca. O planejamento para isso em 2026 está em andamento e estamos ansiosos para ver o Gold Coast Pro de volta à sua casa de direito para o evento de 2026 e além”.
A mudança não afetará a programação do CT, e a WSL está comprometida em mostrar o desempenho de elite em toda a Gold Coast. Embora Burleigh seja o local principal do evento, Greenmount, Kirra e Snapper Rocks permanecerão sob consideração ativa como opções móveis, caso as condições permitam durante toda a janela do evento.
Parte da Reserva Mundial de Surfe da Gold Coast, Burleigh Heads está imersa na história do surfe competitivo. Lar das primeiras eliminatórias “homem a homem”, Burleigh sedia eventos internacionais de surfe há cerca de 50 anos. Berço de alguns dos maiores nomes e talentos mais impressionantes do surfe, Burleigh é um ponto de direita de altíssimo desempenho que, em seus melhores dias, oferece tubos verticais bem próximos do famoso ponto de paralelepípedos e de Burleigh Hill, tornando-se um dos locais mais emocionantes para surfistas e espectadores.