A WSL começou este sábado (8/6) com ideia de realizar no mínimo todas as oito baterias das quartas de final femininas e masculinas, mas apenas as mulheres foram pra água competir pela fase. Se as condições para o surfe permanecessem boas em Punta Roca, o El Salvador Pro 2024 poderia ser finalizado, mas as direitas do pico da América Central pioraram rapidamente e a prova foi paralisada após o término do round. A entidade realizou outras seis chamadas ao longo do dia, mas a competição não foi reiniciada. A próxima chamada acontece neste domingo (9/6), às 9h15 (de Brasília).
Clique aqui para ver as fotos
Clique aqui para ver o vídeo
Única representante brasileira na categoria feminina, Tatiana Weston-Webb competiu no primeiro duelo contra a norte-americana Caitlin Simmers e perdeu pelo placar de 13.93 a 10.10 pontos. Disputa aconteceu em direitas de 1 metro com séries maiores em Punta Roca.
Poucas ondas boas apareceram no pico salvadorenho nos 35 minutos de disputa. Apenas 6 direitas foram surfadas, 3 por cada atleta. Caitlin abriu a disputa aos 10 minutos com a nota 3.00, mas depois cresceu com 6.50 pontos. Tatiana entrou bem na bateria com 5.17 e depois colocou mais 0.57 no somatório.
A brasileira chegou nos 2 minutos finais sem a prioridade e precisando de 4.34 para vencer. Uma série entrou e Tati surfou a primeira direita. A atleta executou duas batidas e caiu na tentativa de uma terceira pancada. Caitlin atuou na onda seguinte e fez cinco manobras, sendo a batida final a melhor. A atuação valeu 7.33 pontos. Tati anotou 4.93 na última performance.
Com o resultado a brasileira se despediu do El Salvador Pro 2024 em quinto lugar e conquistou 4.745 pontos no ranking. Caitlin avançou e lutará por vaga na final contra a havaiana Gabriela Bryan.
Ver essa foto no Instagram
Gabriela eliminou a australiana Molly Picklum. A havaiana chegou perto do fim na frente do placar e ainda conquistou a maior nota do dia (8.33) em sua última apresentação para complicar de vez o caminho da adversária. Ela venceu com no maior somatório do sábado (15.16).
Ver essa foto no Instagram
A outra semifinal será entre a havaiana Bettylou Sakura Johnson e a norte-americana atual campeã da etapa, Caroline Marks. Bettylou barrou a líder do ranking, a costa-riquenha Brisa Hennessy. Caroline superou Johanne Defay. A francesa quase virou perto do fim. Ela precisava de 5.16 e anotou 5.07 pontos. Com isso perdeu para a norte-americana pelo placar de 11.93 a 11.84 pontos.
Quartas masculinas – Três brasileiros seguem vivos na etapa. João Chianca e Yago Dora se enfrentam na primeira disputa das quartas de final masculinas. Yago Dora compete no segundo duelo contra o australiano Jack Robinson. A terceira bateria tem o havaiano John John Florence contra o norte-americano Crosby Colapinto, e na quarta o sul-africano Matthew McGillivray enfrenta o sul-africano Jordy Smith.
Ver essa foto no Instagram
Previsão das ondas – A previsão indica para o domingo boas condições para o surfe em Punta Roca com ondas de até 7 pés de face. O vento deve soprar de terral em alguns momentos e de lateral em outros.
Transmissão ao vivo – O El Salvador Pro 2024 pode ser assistido ao vivo pelo Sportv e Globoplay. A transmissão também pode ser acompanhada pelo WorldSurfLeague.com e pelo Aplicativo da WSL. O Canal da entidade no YouTube também transmite, porém só até o término das oitavas de final.
El Salvador Pro 2024
Quartas de final Masculinas
1 João Chianca (BRA) x Gabriel Medina (BRA)
2 Jack Robinson (AUS) x Yago Dora (BRA)
3 John John Florence (HAV) x Crosby Colapinto (EUA)
4 Matthew McGillivray (AFR) x Jordy Smith (AFR)
Quartas de final Femininas
1 Caitlin Simmers (EUA) 13.83 x 10.10 Tatiana Weston-Webb (BRA)
2 Gabriela Bryan (HAV) 15.16 x 12.10 Molly Picklum (AUS)
3 Bettylou Sakura Johnson (HAV) 13.26 x 11.43 Brisa Hennessy (CRI)
4 Caroline Marks (EUA) 11.93 x 11.84 Johanne Defay (FRA)
Semifinais
1 Caitlin Simmers (EUA) x Gabriela Bryan (HAV)
2 Bettylou Sakura Johnson (HAV) x Caroline Marks (EUA)