João Chianca caiu nas oitavas de final do El Salvador Pro 2025. O australiano Ethan Ewing foi cirúrgico nas manobras de borda, fez boa escolha de onda e garantiu vaga nas quartas de final. Com resultado brasileiro se despede do evento em nono lugar. Disputa de 35 minutos aconteceu nesta sexta-feira (11) em direitas de 1 a 1,5 metro com séries maiores penteadas por um forte vento terral / lateral em Punta Roca.
João atuou aos seis minutos. O brasileiro cometeu alguns erros na execução das manobras e depois acelerou e apostou tudo num aéreo com rotação completa, porém caiu na aterrissagem. A nota foi 2.83 pontos. Ele trocou a prancha antes de voltar para o pico. A segunda onda da bateria foi surfada por Ethan, aos 14 minutos. O australiano acertou duas rasgadas mais expressivas, depois a direita ficou mais cheia e as curvas mais lentas. Ele largou com 5.33 pontos.
O brasileiro usou a prioridade, mas errou a primeira manobra (rasgada). Depois, aos 22 minutos, rasgou duas vezes para assumir a liderança com 3.40 pontos. João seguiu ativo e colocou mais 4.00 pontos depois de executar quatro manobras numa direita pequena, sendo o ataque de destaque um layback forte. Ehtan usou a prioridade na mesma série. Ele rasgou duas vezes, acertou um floater e errou uma batida. A nota foi 3.83 pontos.
Ethan pegou a prioridade e surfou a sete minutos do fim. O aussie executou sete ataques e conquistou 7.33 pontos para abrir distância no placar. João atuou um minuto depois e com seis manobras anotou 5.33 pontos.
A bateria chegou nos dois minutos finais e Ethan usou a prioridade enquanto João voltava para o pico depois de uma onda fraca. O australiano executou quatro manobras e abriu larga vantagem no somatório com 7.43 pontos. João ainda teve mais uma chance, porém ficou longe da nota 9.43 que precisava para reverter o resultado. Ethan avançou para enfrentar o vencedor da bateria entre o norte-americano Crosby Colapinto e o australiano George Pittar.
El Salvador Pro 2025
Oitavas de final Masculino
1 Yago Dora (BRA) 13.17 x 8.84 Connor O’Leary (JAP)
2 Matthew McGillvray (AFR) 12.33 x 9.17 Marco Mignot (FRA)
3 Ethan Ewing (AUS) 14.76 x 9.33 João Chianca (BRA)
4 Crosby Colapinto (EUA) x George Pittar (AUS)
5 Italo Ferreira (BRA) x Ramzi Boukhiam (MAR)
6 Jordy Smith (AFR) x Leonardo Fioravanti (ITA)
7 Alejo Muniz (BRA) x Cole Houshmand (EUA)
8 Miguel Pupo (BRA) x Alan Cleland (MEX)
Quartas de final
Em formação
1 Yago Dora (BRA) x Matthew McGillvray (AFR)
2 Ethan Ewing (AUS) x
Quartas de final Feminino
1 Caitlin Simmers (EUA) x Sawyer Lindblad (EUA)
2 Gabriela Bryan (HAV) x Bella Kenworthy (EUA)
3 Molly Picklum (AUS) x Brisa Hennessy (CRI)
4 Isabella Nichols (AUS) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)