Quatro brasileiros se salvaram na repescagem do El Salvador Pro 2025. As seis baterias da fase foram realizada nesta sexta-feira (4) em ondas com cerca de 1 metro em Punta Roca, e o segundo melhor do dia foi Samuel Pupo. Alejo Muniz e Miguel Pupo também avançaram para o Round 3 do masculino e Luana Silva garantiu lugar nas oitavas de final do feminino. No total Brasil segue com dez surfistas na etapa do CT realizada na América Central.
Clique aqui para ver as fotos
Clique aqui para ver o vídeo
Todas as bateria do dia tiveram 35 minutos de duração. Samuel competiu na última desta sexta-feira, a quarta da repescagem do masculino. Ryan Callinan teve um início forte. Aos quatro minutos o australiano surfou uma direita longa com dez manobras. A performance valeu 7.00 pontos. O brasileiro estreou no duelo três minutos depois. Samuel fez menos ataques que o aussie, porém alguns mais agressivos. Ele acertou seis manobras para largar com 6.90 pontos.
Os atletas voltaram a atuar aos 13 minutos. Samuel voou com reverse, depois a onda não ofereceu mais boas seções e ele anotou 4.67 pontos. O havaiano Imaikalani deVault usou a prioridade e estreou com quatro manobras certas que valeram 5.57 pontos. Ryan colocou a nota 4.83 no somatório com dois ataques poderosos.
Samuel chegou na metade da disputa com a prioridade. Ele deixou uma onda passar e Imai quase virou pra cima do brasileiro. O havaiano necessitava de 6.01 para assumir a segunda posição, mas anotou 5.90 pontos. A diferença caiu para 5.68 pontos.
O brasileiro assumiu a liderança perto dos dez minutos finais. Samuel conquistou 7.17 e deixou Ryan em segundo, precisando de 7.08 para vencer e Imai de 5.94 para não ser eliminado. O australiano ainda trocou nota com 6.07, mas não saiu do segundo lugar. O havaiano não conseguiu reagir e se despediu do evento. Samuel venceu com o segundo maior somatório da sexta-feira, 14.07 pontos.
Samuel encara Yago Dora na disputa de abertura do Round 3 do masculino e Ryan bate de frente com o italiano Leonardo Fioravanti no 12º confronto da fase.
Ver essa foto no Instagram
Miguel vira no fim – O irmão de Samuel também está na terceira fase do El Salvador Pro 2025. Miguel Pupo surfou uma onda salvadora nos últimos finais e avançou em segundo lugar. Local de Punta Roca, Bryan Perez dominou a bateria e Edgard Groggia foi eliminado.
A disputa foi reiniciada após 15 minutos sem ondas no pico de La Libertad. Miguel foi o primeiro a surfar. Aos cinco minutos ele se conectou com o pico e achou boas seções para manobras. Foram nove no total. A performance valeu 6.00 pontos. Aos nove minutos foi a vez de Edgard estrear no confronto. O brasileiro pegou uma direita menor que a de Miguel, mas fez ataques até o inside e conquistou 4.67 pontos.
Bryan surfou sua primeira direita aos 12 minutos. No total ele executou oito manobras, quase todas rasgadas fortes. A performance também teve aéreo reverse com pouca altura e ataque à junção. O local abriu com 7.33 pontos. Miguel assumiu a liderança aos 15 minutos, porém com nota baixa (1.50) , pois ele caiu no segundo ataque. Edgard atuou no minuto seguinte e foi para a primeira posição com a nota 4.40 pontos. O atleta fez uma série de manobras, mas entrou de borda no penúltimo ataque, conseguiu se ajustar, acelerou e voou, mas caiu da prancha.
Ver essa foto no Instagram
Edgard e Bryan surfaram novamente aos 22 minutos. Edgard acelerou e decolou alto com reverse. Bryan atuou na mesma série e executou cinco manobras além de um aéreo com rotação. O brasileiro chegou a assumir a liderança com 5.40, mas o salvadorenho voltou para a primeira posição com a nota 6.80 pontos. Edgard voltou a mexer no placar com 5.50 recebidos após duas rasgadas, um aéreo e mais três batidas no inside de uma direita pequena.
Enquanto Miguel precisava de 4.90 pontos para não ser eliminado e segurava a prioridade, Bryan, que tinha ampla vantagem na frente do placar, voltou a voar. A quatro minutos do fim o local de Punta Roca foi alto, mas caiu da prancha na base da onda.
A onda salvadora de Miguel apareceu e a 39 segundos do fim ele ficou em pé na prancha. O brasileiro executou oito ataques. Ele precisava de 4.90 pontos e anotou 7.10 para assumir o segundo lugar. Edgard caiu para a última posição e se despediu da etapa. Bryan venceu com o maior somatório do dia, 14.13 pontos.
Ver essa foto no Instagram
O próximo adversário de Miguel é Ian Gouveia. Já Bryan volta a enfrentar Italo Ferreira. Os dois caíram na mesma bateria da primeira fase. O brasileiro venceu e o salvadorenho ficou em terceiro lugar. Os dois competiram na repescagem da edição 2024 do El Salvador Pro. Na ocasião Bryan saiu vitorioso.
Alejo também passa em segundo – Alejo Muniz também avançou em segundo lugar na bateria válida pela repescagem. Convidado para a etapa, o norte-americano Levi Slawson venceu o duelo e o australiano Liam O’Brien foi eliminado.
Alejo pegou a primeira onda da bateria, mas não passou uma seção e Liam aproveitou o restante da direita. O australiano acertou oito manobras para largar com 5.00 pontos. Levi começou ainda melhor. O norte-americano foi mais agressivo nos ataques e colocou 7.00 no somatório.
Depois de Levi conquistar duas notas na casa dos dois pontos (2.93 e 2.17), Alejo entrou em ação. Aos 22 minutos o brasileiro executou seis manobras, sendo a última um aéreo reverse. Ele comemorou a performance. A nota foi 6.70 pontos. O norte-americano também surfou na mesma série e ampliou a vantagem no placar com 6.10 pontos.
Alejo voltou a mexer no placar a oito minutos do fim. O brazuca entrou numa direita pequena e acertou três manobras fortes para conquistar 4.77 pontos. A bateria chegou nos seis minutos finais e Liam precisava de 6.48 pontos para não ser eliminado. Naquele momento ele usou a prioridade e acertou seis manobras sem muito risco numa onda que não era da série. O australiano anotou 5.33 e passou a buscar 6.15 para avançar na etapa. Ele não teve mais oportunidades em ondas boas e acabou eliminado, se despedindo da prova em 33º lugar. Alejo encara o vice-líder do ranking, o havaiano Barron Mamiya, na terceira fase. Levi vai pra cima do australiano Ethan Ewing.
Ver essa foto no Instagram
Luana avança com vitória – A única brasileira no El Salvador Pro 2025 está classificada para as oitavas de final. Luana Silva competiu na segunda bateria da repescagem do feminino e venceu com as notas 7.00 e 6.00 pontos. A norte-americana Alyssa Spencer também avançou e a australiana Sally Fitzgibbons foi eliminada.
Cada surfista pegou uma onda nos cinco minutos iniciais. Sally abriu a disputa com três rasgadas e uma batida na junção que valeram 5.50 pontos. Alyssa caiu da prancha na primeira cavada e Luana anotou 6.00 numa direita que ofereceu três sessões críticas para ela atacar com curvas expressivas.
Sally usou a prioridade numa direita que correu muito. A australiana rasgou no início, depois teve que lutar para passar seções até conseguir acelerar e voar, porém não completou a manobra. Com a nota 2.83 pontos ela assumiu a liderança. Logo depois a surfista pegou outra onda que não foi boa. Alyssa também não aproveitou bem o direito de escolha. A norte-americana surfou aos 14 minutos, mas não teve espaço para nenhuma manobra. Ela precisava de 5.48 para não ser eliminada do evento.
Luana reassumiu a liderança aos 17 minutos. A brasileira teve melhor escolha do que as adversárias, bateu duas vezes e caiu no terceiro ataque. Os 3.50 pontos pioraram a situação de Alyssa, que passou a buscar 7.80 para seguir viva na etapa.
As três atletas entraram em ação aos 20 minutos. Sally voltou a voar depois de uma rasgada, mas novamente caiu na aterrissagem. Alyssa executou quatro ataques e Luana também quatro. Sally colocou 3.10 no somatório, enquanto Alyssa adicionou 4.93 e Luana aumentou a vantagem com 5.17 pontos.
Logo depois as surfistas voltaram a mexer no placar. Sally conquistou 4.50 pontos. Luana fez quatro ataques definidos, e mesmo tendo um pouco de dificuldade para completar a última batida, anotou 7.00 e abriu vantagem na frente. Alyssa reagiu e tomou a segunda posição de Sally. A norte-americana conquistou 6.40 com seis manobras. Sally voltou para o pico e pegou a prioridade. Ela precisava de 5.84 para não ser eliminada.
A australiana usou a prioridade a dois minutos do fim, mas errou a primeira manobra. Sally ainda pegou uma direita pequena nos segundos finais, mas ficou longe da virada. Ela se despediu da etapa em 17º lugar. Luana venceu e avançou às oitavas de final para encarar a líder do ranking, a norte-americana Caitlin Simmers. Allyssa ficou em segundo lugar e enfrenta a havaiana Gabriela Bryan no round das oito melhores da etapa.
Ver essa foto no Instagram
Mais Brasil no Round 3 – Outras três baterias da terceira fase do masculino tem brasileiros. A sexta tem João Chianca e o australiano Joel Vaughan, a 11ª tem Deivid Silva e o sul-africano Jordy Smith e a 16ª Filpe Toledo e o mexicano Alan Cleland.
Próxima chamada e previsão das ondas – A WSL acredita que são pequenas as chances do evento acontecer neste sábado (5) devido a previsão das ondas, porém ouviu locais e decidiu marcar uma chamada para as 9h15 para um possível início às 9h33 (de Brasília). Dia pode ter direitas de 2 a 4 pés de face com vento maral.
El Salvador Pro 2025
Repescagem Masculino
1 Bryan Perez (SLV) 14.13 x Miguel Pupo (BRA) 13.10 x Edgard Groggia (BRA) 10.90
2 Levi Slawson (EUA) 13.10 x Alejo Muniz (BRA) 11.47 x Liam O’Brien (AUS) 10.33
3 Alan Cleland (MEX) 13.84 x Cole Houshmand (EUA) 12.46 x Ian Gentil (HAV) 11.17
4 Samuel Pupo (BRA) 14.07 x Ryan Callinan (AUS) 13.07 x Imaikalani deVault (HAV) 11.47
Repescagem Feminino
1 Sawyer Lindblad (EUA) 13.37 x Kirra Pinkerton (EUA) 13.10 x Nadia Erostarbe (ESP) 11.64
2 Luana Silva (BRA) 13.00 x Alyssa Spencer (EUA) 11.33 x Sally Fitzgibbons (AUS) 10.00
Próximas baterias
Round 3 Masculino
1 Yago Dora (BRA) x Samuel Pupo (BRA)
2 Connor O’Leary (JAP) x Seth Moniz (HAV)
3 Griffin Colapinto (EUA) x Matthew McGillvray (AFR)
4 Rio Waida (IDN) x Marco Mignot (FRA)
5 Ethan Ewing (AUS) x Levi Slawson (EUA)
6 João Chianca (BRA) x Joel Vaughan (AUS)
7 Kanoa Igarashi (JAP) x Crosby Colapinto (EUA)
8 Jack Robinson (AUS) x George Pittar (AUS)
9 Italo Ferreira (BRA) x Bryan Perez (SLV)
10 Ramzi Boukhiam (MAR) x Jackson Bunch (HAV)
11 Jordy Smith (AFR) x Deivid Silva (BRA)
12 Leonardo Fioravanti (ITA) x Ryan Callinan (AUS)
13 Barron Mamiya (HAV) x Alejo Muniz (BRA)
14 Jake Marshall (EUA) x Cole Houshmand (EUA)
15 Miguel Pupo (BRA) x Ian Gouveia (BRA)
16 Filipe Toledo (BRA) x Alan Cleland (MEX)
Oitavas de final Feminino
1 Caitlin Simmers (EUA) x Luana Silva (BRA)
2 Sawyer Lindblad (EUA) x Lakey Peterson (EUA)
3 Gabriela Bryan (HAV) x Alyssa Spencer (EUA)
4 Erin Brooks (CAN) x Bella Kenworthy (EUA)
5 Molly Picklum (AUS) x Kirra Pinkerton (EUA)
6 Brisa Hennessy (CRI) x Vahine Fierro (FRA)
7 Caroline Marks (EUA) x Isabella Nichols (AUS)
8 Tyler Wright (AUS) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)